SEGREDO DE FAMÍLIA
Existem segredos de família que se perpetuaram pelo tempo... e alguns segredos... quando as pessoas morrem são sepultados juntos. Às vezes as pessoas por algum motivo contam seus segredos, seja para desabafar ou não levar para o seu tumulo.  Basta contar para uma pessoa que ele deixaria de ser segredo. Eu fiquei sabendo de um deles.

                Antes de 1943 quando eu ainda não pertencia a este mundo, houve um incêndio na casa dos meus futuros pais... era no interior de Passo Fundo/RS – além dos meus pais residirem, a casa tinha outros moradores – era uma casa grande e toda de madeira. O fogo iniciou durante o dia e os moradores inclusive minha mãe, que ainda não tinha me concebido, estava em casa e saíram apressadamente do seu interior - e do lado de fora viram que o fogo se alastrou  de uma forma rápida e apavorante, e os moradores viram a casa transformar-se em um monte de cinzas e todos os bens mobiliários e pessoais desapareceram juntos.
                Ninguém ficou sabendo as causas do incêndio... mas apenas uma pessoa sabia o motivo, mas pelo medo guardou como segredo aquele maldito incêndio que a atormentou por muito tempo  e por mais de 60 anos ela manteve.
 E quando estava no final da vida ela...minha mãe contou-me o segredo! Ela por ingenuidade dos seus 20 anos recém casada teria deixado o ferro de passar roupa, aquecido com brasas no seu interior, em cima da mesa e sem a proteção devida quando se ausentou da sala por algum momento, o ferro alastrou o fogo pela mesa indo aos demais cômodos, queimando totalmente a residência... como ela relatou o fato, deixou de sepultar o segredo.  
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 05/09/2018
Reeditado em 01/10/2020
Código do texto: T6440558
Classificação de conteúdo: seguro