SEGREDO NÃO REVELADO
 
Em 1948, existiu um menino que vivia na cidade de carazinho/RS, e morava numa pequena casa feita de madeiras horizontais, sem pintura numa pobreza comum vivida com os demais moradores do seu bairro, afastado da cidade - foi matriculado numa escola primária isolada em meio da zona rural onde ele, o menino que tinha cinco anos foi inscrito como aluno sem ter a idade legal prevista, para preencher uma vaga na escola, senão o município iria fechá-la por falta de alunos.
 Caso resolvido e lá saiu o menino para ir à escola, sozinho, pois naquela época as crianças tinha essa liberdade de se locomover sem ajuda de adultos - teria que atravessar um pequeno mato até chegar ao seu destino, primeiramente ensinado pelos seus pais.


No seu primeiro dia de aula o menino após distanciar-se da sua casa passou em frente a uma casinha humilde, e notou que havia uma senhora idosa com cabelos brancos e despenteados usando saia e blusa pretas, usando um bastão tipo cajado em suas mãos dando voltas ao redor da pequena casa, e em seguida parava, olhava para cima e levantava o seu cajado acima da cabeça como se estivesse fazendo alguma oferta ou pedido para entidades que ela supunha  existir ou que imaginava...  dava para ver toda a cena enquanto o menino passava pelo local: > acreditou  que seria uma espécie de brincadeira inventada pela senhora... ou teria algum segredo? O menino ficou no início com um pouco de medo, mas aquele ritual se repetia sempre e ele não se sentia ameaçado, acostumando com aquele ritual estranho.
Mas a curiosidade sempre o perseguia e o menino um dia criou coragem e foi ao encontro da senhora para perguntar sobre os seus gestos e se teria algum segredo naquele ritual...  ela respondeu ao menino: Hoje será minha última vez do ritual e ele tem sim uma finalidade e um segredo que somente eu sei... mas tu pode contar-me? Posso  mas somente se tu manter o segredo, sem revelar para  ninguém, e nem para tua família ... sim: eu não conto para ninguém. A idosa confiou, olhou para os lados certificando que ninguém a ouviria contando o segredo que não deveria ser revelado - e o menino, obediente aos seus princípios manteve o segredo e nunca revelou para ninguém... a velha em seguida morreu e  hoje o menino também falecido, levou junto com a sua morte o segredo que nunca foi revelado.
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 20/11/2018
Reeditado em 23/09/2020
Código do texto: T6507241
Classificação de conteúdo: seguro