.M I S T É R I O. - AS FOLHAS, O VENTO E A CHAMA

   As folhas se mexiam silenciosamente em meio a uma noite sem lua, o vento ali não estava a soprá-las como de costume. Nenhum ruído, nada que pudesse justificar aquele movimento estranho nas árvores. Agucei a visão, olhei atentamente e... nada. Silêncio total.

   A antiga cabana sem luz elétrica me dava sossego, o candeeiro acesso e uma chama praticamente imóvel, nesse espaço meu o silêncio também reinava. Vizinhos nenhum, somente eu nesse fim de mundo onde resolvi me instalar.

   Olhei novamente, depois de um intervalo de minutos, para as folhas, elas estavam imóveis, não mais se mexiam. E o vento, por incrível que pudesse parecer, se ausentou. Estranho, muito estranho. Um desafio entre as folhas e o vento, quem venceu?

   Fechei a janela, sentei num pequeno sofá e observei o candeeiro, a chama parecia dançar, um ritual estranho aos meus olhos. E sem vento, com a janela fechada. Abri a janela, uma pequena rajada de ar adentrou a cabana, a chama do candeeiro novamente ficou imóvel, sua dança findara, me surpreendeu. Mais essa.

   A noite vai avançando, uma certa claridade vejo no céu, era a lua que dava o ar da sua graça. Deixei a janela aberta, uma pequena corrente de ar entrava, as folhas se mexiam e a chama fazia movimentos naturais. Tudo voltou ao normal, mas o mistério permaneceu.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 07/03/2020
Reeditado em 07/03/2020
Código do texto: T6882390
Classificação de conteúdo: seguro