ENGANOS ANTECIPADOS


 

Os enganos antecipados fazem parte das pessoas que querem andar mais rápidas do que a vida... e ela, a vida quer nos mostrar que tudo tem o seu ritmo e o seu tempo - aconteceu comigo ao me enganar com a projeção do tempo em função dos limites para o meu desenvolvimento físico e as práticas esportivas.
Eu pratico  judô e ficava pensando qual seria o meu limite de tempo para encerrar os treinos - o judô muito embora não seria para lesionar os praticantes, mas era uma forma de luta e os riscos físicos eram inevitáveis... tive uma lesão no joelho,  durante uma luta aos 40 anos - mas eu continuei e a lesão sempre me incomodava, e ao atingir os 60 anos, algo me  dizia... com lesão e os sessenta anos, entrando legalmente para a categoria de idosos... parei de treinar por  me achar velho e lesionado, mas foi um engano antecipado.
Quando completei 67 anos, veio outra surpresa que envolveu a minha saúde. Sofri um AVC, fiquei dez dias hospitalizado, sem falar, escrever, sem tocar meu acordeom e flauta, levando um ano falando por sílabas, e  recuperando o que havia perdido pelo AVC.
Aprendi muitas lições que a doença me ensinou... aos 70 anos eu havia recuperado a fala, a escrita, e é o que estou fazendo agora com este texto. Recuperei as músicas esquecidas e aprendi outras 50, ficando mais apto na música, pós AVC.
Mas tinha mais objetivos e um deles seria esquecer os enganos antecipados e que a minha lesão do joelho bem administrada não deveria impedir a minha volta aos esportes, aprendi que eu não era um doente, apenas fiquei doente. Resolvi reiniciar o judô aos 70 anos, treinando até os 75, disputei campeonatos e neste mesmo período iniciei corridas de ruas disputando 50 competições nos cinco anos praticados por várias cidades no RS, sendo uma das últimas corridas foi em Miami/EUA. Não gosto de falar em resultados competitivos eles são apenas consequências do algo maior que é o treino... enquanto a vida existir.
Não parei ainda - aos 74 iniciei o ciclismo percorrendo até agora, próximo a completar 77  anos em torno de 6.000 KM registrados no aplicativo Strava, e no verão pratico natação em lago. Não tenho limite para parar e nem enganos antecipados - e a vida é que vai me dizer o meu limite no esporte.

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 07/06/2020
Reeditado em 28/03/2022
Código do texto: T6970552
Classificação de conteúdo: seguro