?id=1441127&maxw=495&maxh=660&vignette=1&opacity=80
 

 A Encruzilhada (o caso das bonecas decapitadas)



   
- Meu Deus, que tédio!

 Resmungou Ed Ronaldo bem cedo, por volta de 09h20min, espreguiçando-se na cama king size, meio que ainda dormindo.

 - Já se vai quase 1 mês que desvendei o mistério do sumiço dos pets aqui em Pedra do Monte.

  Olhou para a janela e lá estava a cacatua Baretta numa dança estranha, que o fez imediatamente se lembrar da canção "Xibom Bombom - o de cima sobe e o de baixo desce".

- Minha incansável mente necessita de estímulos ou... 

  De repente um grito agudo, aterrorizado! Ed Ronaldo de um pulo correu à janela e ainda teve tempo de ver Ritinha, a garotinha vizinha de 7 anos, parada na encruzilhada da rua de cima, uns 200 metros à frente, com as mãos na cabeça em desespero: a seus pés, jazia uma pequena criança!

- Onde estão meu tênis, meias  e minha camiseta Mizuno?

  Vestiu-se num rompante só, lavou o rosto e abdicou até mesmo do café com farinha láctea, já que nada o excitava mais do que um bom mistério a ser resolvido. Ainda teve tempo de apanhar seu iPad mini 4 antes de descer. Seu último equipamento, juntamente com o relógio espião russo. Havia perdido todos os outros durante a última aventura no Morro do Querosene; pôs-se a pensar:

- ainda bem que meu intelecto é superior, ou estaria em apuros agora, neste momento de vacas magras. Preciso de opções, já que Diana Helena, minha namorada, recusou-se aos gritos a patrocinar a reposição dos sofisticados apetrechos.

- "Não... pela segunda vez... não mesmo ... nem pensar!"

   Decidiu então agir e sem mais delongas precipitou-se em direção à porta da rua, rumo à encruzilhada... num instante se deparou com a estranha cena: Ritinha chorava, pois sua boneca reborn Tuca estava jogada sobre umas pedras, decapitada! O mistério, mal sabia ele, apenas começava...

- Que alívio, achei que era uma criança!

   Ritinha gritou mais ainda:

- "minha Tuquinha, rancaram a cabeça dela... buaáááá.... sniff... sniff... buaááá!"

   Condoído pela cena, nosso soberbo detetive procurou o apêndice craniano para devolvê-lo à boneca, mas nada encontrou. Sua mente fervilhava:

- quem se daria a esta brincadeira macabra? Algum cinéfilo? A Noiva de Chucky?

    Os gritos de Ritinha haviam atraído toda a vizinhança, que em verdade, sempre estava à procura do que fazer na pacata cidadezinha.

- "Népucíve", exclamou seu Rufino: "já é a sexta veiz, nessa semana"; Dona Fia não deixou por menos: "tem um tarado naqui, uai". Giselda, a professorinha do pré-escolar, veio correndo consolar a pobre Ritinha: "chora não, mô, a gente compra outra procê"...

- "num quero, só quero a Tuquinha... buaááá!"

   Ed Ronaldo não aguentava mais o sofrimento das crianças do lugarejo (mas o que o incomodava mesmo eram os gritos que sempre surgiam pela manhã, atrapalhando o seu sono). O serial killer atacava às madrugadas e Ed sempre dormia muito tarde, pois sua mente privilegiada custava muito a se desligar.

- Basta! Esta cidade é pequena demais...

    Ritinha berrou ainda mais, interrompendo sua imersão no velho oeste. Digitou então no seu iPad mini 4: "cabeças de bonecas"... as possibilidades que se abriram lentamente (pois seu pacote de internet era sofrível) o alertaram. Estava diante de um sórdido esquema! 

- Será possível? O François estaria envolvido? O Kadu? Bem que estranhei... a última vez que estive em Mauritânia e cortei meu cabelo... o Kadu estava comigo e aqueles modelos me assombraram!

    Mauritânia (MG) ficava a apenas 28 Km de Pedra do Monte e por ser um pouco maior, possuía um centro comercial que abrigava vários estabelecimentos. Para lá se dirigiam os moradores pedrenses interessados em compras ou novos aprendizados: escolas de informática, culinária, inglês e... escolas de cabeleireiros! François era um francês de ascendência argelina que havia se radicado por lá cerca de uns 2 anos antes. Muitos jovens aprenderam o ofício com o mestre francês, que incluía 40h de carga horária e práticas complementares. Ed Ronaldo mesmo já fora aconselhado por sua mãe a realizar o curso, uma vez que estava desocupado e não havia retornado aos estudos secundários.

- Só me faltava essa! Desprezar meu tino investigativo e me por a cortar cabelos... 

    Desandou a correr ladeira abaixo, em direção à casa do Kadu. Seu amigo de infância, "mas um tanto quanto esquisito", sob a ótica de nosso detetive:

- O Kadu até que é inteligente, coitado, mas gastar seu tempo com cursos profissionalizantes? Até entendo que precisa se manter, mas...

    Não teve tempo de concluir seu pensamento... assim que pulou o muro baixo de frente à casa, já surpreendeu o amigo na janela do quarto, e o mesmo assumiu uma atitude comprometedora.

-"Óia, juro que vô devolvê! Mais num tinha dinheiro pra comprá os manequim e preciso praticá, senão num passo na prova do François".

   O que Ed Ronaldo logo viu pela janela o remeteu prontamente ao museu do filme "A Casa de Cera". Cabeças de bonecas espetadas em suportes metálicos, todas adornadas com cabelos humanos, de vários tipos e cores! Na mesa grande no canto esquerdo, várias tesouras de diferentes tamanhos e formas de pontas, chapinhas, estiletes... parecia uma sala de tortura... Ed temeu o pior!

-"Não Ed, num matei ninguém! Os cabelo foi doado na escola..."

   Nosso intrépido investigador suspirou de alívio!

- Reconheço não estar pronto para assassinatos, mas é questão de tempo...

  Pedra do Monte voltou à normalidade. As vítimas embonecadas recuperaram sua anatomia, as crianças voltaram a sorrir e os moradores durante 2 meses se beneficiaram dos cortes gratuitos de cabelo oferecidos (por livre e espontânea pressão municipal) por nosso transgressor Kadu. O interessante porém é que o aprendiz de cabeleireiro finalmente obteve as cobaias de que necessitava...

- Sinto que minhas habilidades estão se aprimorando a cada dia... matutou Ed às 15h27min exatos no seu relógio espião russo, enquanto repunha sua porção de farinha láctea. O cãozinho Bilau latiu, requisitando sua parcela do antepasto.

  A verdade é que (ao menos na visão dele próprio) o pequeno vilarejo já não comportava mais o talento de nosso protagonista.

  Vôos mais altos em breve se anunciariam...





  Obs: obra com personagens e lugares fictícios, inspirada na notícia: "Bonecas misteriosas assustam moradores nos EUA e intrigam autoridades", de 20/08/19 - UOL / SP; fato ocorrido no condado de Jefferson, no Missouri (EUA).

          Inspirado nas histórias de detetives e particularmente na obra do mestre Luis Fernando Verissimo e seu icônico Ed Mort, ao qual aqui rendo homenagem.