Imagem do Google



     DIANA HELENA (o caso do caderno roubado)


                                                                    

 - Boa noite! Queria pedir um temaki Philadelphia... quanto tempo?... Troco pra cinquenta por favor... ah! Não esquece a máscara do motoboy!

  Diana Helena era uma mulher organizada. Do alto de seus 25 anos se formou em biomedicina e trabalhava em Belo Horizonte, como consultora em empresa de biotecnologia. De sua família de ascendência inglesa havia herdado os cabelos ruivos, bem como a pele clara e sardenta. Não era muito de se fazer notar, devido ao tipo mignon, mas os grandes olhos caramelados eram vívidos e sinceros. Uma beleza mediana, talvez. Sua comunidade batista em BH a considerava uma mulher da ciência, mas com fortes raízes cristãs e profundamente senhora de si, a não ser...

  O tema de Princesa Leia, tocando no seu Moto G8 Power Lite, invadiu o ambiente do pequeno ap que habitava. 

- De novo Ed? Tô cansada, dei plantão... o quê? De jeito nenhum! Primeiro foram os equipamentos, depois a multa... a passagem pro Recife! Assim não é possível! Bicicleta... pra quê? Sei... te amo também mas assim... pera aí Ed... lógico que entendo, mas... putz... tá bom, tá bom... mas é a última vez ok? Fui clara?

  Desde que Ed Ronaldo iniciou sua carreira, resolvendo os casos dos ET's sequestradores de pets, das bonecas decapitadas e também o das caixas misteriosas em Pernambuco, a conta bancária de Diana havia sofrido severas baixas. A questão é que, apesar de sempre meticulosa em seus planejamentos, não sabia impor limites ao amor de sua vida. Conhecera Ed no ensino médio, no Colégio Estadual Central. Aquele rapaz magricela, alto e com um nariz um pouco saliente, lhe pareceu a princípio um pouco arrogante, sempre com opiniões e colocações empertigadas a respeito de qualquer assunto. Até hoje Diana não o perdoava por ter abandonado os estudos e voltado para sua cidade natal, Pedra do Monte, a cerca de 140 km da capital.

- Diana, esta escola não está à altura de minhas capacidades. A partir de hoje me proclamo autodidata! Quanto à você, não peço que me siga, afinal nem todos podem se abster do sistema. Cada ser humano é ímpar!

  Como ele podia ser tão seguro de si? Tão, tão... cabeça dura! Viveria de quê?  - a mente de nossa biomédica se exasperava - ao mesmo tempo que se recordava da primeira vez em que o conheceu, na sala 107, quando entrou em pânico ao se dar conta que seu caderno de couro preto Cicero 256 folhas contendo todas as poesias de seus últimos 5 anos havia desaparecido!



- Todas elas!!! Sonetos, indrisos, tautogramas, trovas, haikais, aldravias, tuuuudoooo! Ai meu Deus, e agora!!?? Não salvei nada no PC! Tinha esperança que algum editor publicasse! Que meeeeeerdaaaa! Se eu pego esse...

  Ajoelhou-se no chão e disparou a chorar, sendo consolada pelas colegas de classe. Sua maquiagem discreta havia se transformado em borrões sob as pálpebras inchadas pelo pranto. 

- Acho que sei como resolver seu problema, minha cara!

  Ao olhar para cima, deu de cara com aquele menino esquisito, sempre observador e calculista, que se sentava no fundo da classe. 

- Como é que você pode me ajudar se nem te conheço direito? Por acaso você sabe quem... foi você? - se deu conta então que gritava e agia estupidamente - Ed Ronaldo apenas sorriu; decerto que foi um sorriso meio cínico, desviado para o lado. 

- Apenas perdi minha inocência Diana. Todos sabem do ciúme que você tem por este caderno. Parece que seus segredos todos estão lá... Não dou 1 dia ou 2 até você receber um contato. Espere e verá!

  Mais tarde ao cair da noite, já um pouco mais refeita do trauma, nossa heroína ficou a remoer sobre o que aquele rapazinho tinha lhe dito. Como era empinadinho! Mas a verdade é que havia ficado impressionada... A vibração da Princesa Leia em 5 acordes a despertou; leu a mensagem recém-chegada: 

- "Oía aí malandrage: quero 300 pila e um ingresso pro show do Emicida tá sabeno? Se deixá atrás do bebedoro da cantina, de manhã seu caderno aparece; num gostei daquelas linha isquisita não... parece cunversa de lôco... sô mais as letra do Marcelo D2... fui."

- Mas que safado! Preciso aprender a ser mais discreta... Outro SMS? Juro que...

  Leu com surpresa: - "os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres pelo que levam os homens a fazer"; de seu amigo e admirador Ed Ronaldo. - Um elogio ou havia um tom machista naquela frase? - Não soube responder... Apaixonou-se de imediato!

  Em meio ao burburinho de recordações, enquanto atacava o temaki regado a suco de uva integral Peterlongo, Diana folheava o caderno antigo de couro preto. O dia de trabalho fora pesado, ainda mais naquele ambiente carregado, cheio de álcool gel e máscaras N-95. Sempre que se sentia assim, extenuada, fugia para as páginas de seu velho caderno e viajava nos versos de sua própria autoria; até hoje tinha raiva por ter cedido à chantagem do meliante, mas como ficar sem seus poemas? Quem sabe um dia uma antologia? Um concurso literário? Nunca deixava de sonhar!

  O enlevo de uma sonolência crescente sucedeu o lanche e a fez cochilar no sofá... sonhou com príncipes, versos e trovas, luzes poéticas, estranhos seres românticos... um êxtase!  Um som estridente em meio às luzes... num crescendo... mais próximo... de onde? 

  Acordou no chão, assustada, tateando meio às cegas. - Diabo, cadê este celular?

- Diana, Diana, já resolvi aqui... pesquisei bastante no Mercado Livre: a Cannondale F-SI Carbon 4 é a bike à altura de minhas necessidades...






Obs 1: obra fictícia, com personagens fictícios, baseada na notícia "Cantora busca cadernos com anotações que foram roubados", publicada no Extra Notícias, em 15/12/15 05:00.

Obs 2: inspirada nas histórias de detetives, onde aqui rendo homenagem a Drummond, Conan Doyle, Chris Carter, Rubem Fonseca e Luis Fernando Verissimo.