♫ ♪ A BALADA DOS PÁSSAROS

💚 Mensagem—Devemos preservar a Mãe Natureza

💚 💚 💚 💚 💚

Empurrando a gaiota rangindo as rodas, juntando latinhas de metal e papelão, ia seu Jair pela cidade, acompanhado pelo seu cão cego. Morador num barraco feito de caixotes numa ocupação, criado num orfanato de menores, sem familiares, era seu único meio de sobrevivência.

Sobras de alimentos catados dos lixos, disputados por muitos pobres famintos, o mantinham vivo aos 56 anos, naquela vida miserenta e solitária, numa sociedade de discriminação e rejeição de pobres e idosos.

Numa lixeira havia uma caixa de bombons contendo brinquedos de crianças. Uma harmônica e uma flauta em miniaturas.

Enfiou os objetos no bolso da japona surrada e seguiu em busca de tesouros que não existem.

Sentado no banco do parque, descansando as pernas doloridas de tanto caminhar, observava os passarinhos de plumagens coloridas, cantarolando pelos galhos das árvores. A melodia das aves alegrava, fortalecia seu ânimo de continuar a viver.

Alguns dias depois ao passar em frente um prédio, escutou uma orquestra sinfônica tocar uma Aria. Se aproximou da porta e entrou para assistir o ensaio junto com as outras pessoas, que lá se encontravam. Violinos, Flautas, Pianos, manuseados por dedos ágeis em perfeita sintonia de notas. ♪ ♫ ♫ ♪ ♫

Durante a noite no seu barraco esburacado, retirou do bolso os brinquedos que havia juntado do lixo. Experimentou soprar a gaitinha de boca, depois a flauta. Eram instrumentos pequenos demais para um adulto. Suas mãos calejadas e dedos tortos pela artrite, dificultavam o manuseio.

No dia seguinte, outra vez descansando no banco do parque, pegou a harmônica e a flautinha, tentando imitar o gorgeio dos passarinhos. Alguns passantes atraídos pelos instrumentos minúsculos que ele tocava, jogavam moedas dentro do chapéu de palha, ao seu lado no banco. Tendo como mais um meio de ganhar alguns trocados, seu Jair passou a ensaiar melodias infantis e natalinas em casa.

Chegou a época do Natal, ele foi no grande Markt natalício da cidade. Lá eram vendidos em barracas doces, brinquedos e decorações. 🎄

Um Papai Noel desfilava com seu trenó puxado por duas Renas, distribuindo bolachas e biscoitos para as crianças. O coral acompanhado duma banda de música, se apresentava ao lado da grande árvore de Natal enfeitada de luzes coloridas.🎄

Quando houve uma pausa, seu Jair sentou-se perto do pinheirinho e começou a tocar com seus mini instrumentos, Noite Feliz, Adeste Fideles, finalizando com a melodia que inventou imitando o canto dos pássaros no parque. Uma saraivada de aplausos, filmes e fotos ao seu lado, doações e gorjetas encheram seu carinho velho.

Um homem se aproximou dele perguntando:

— Posso ver seus instrumentos musicais ? Eu sou arqueólogo e historiador.

Sr. Jair concordou e estendeu a ele os objetos.

— Tanto a harmônica como a flauta de bisol em miniatura, são feitas de ossos de aves. As duas estão gravadas com as iniciais

P. R. Significa Prete Rosso, o sacerdote católico ruivo, o apelido de Antonio Lucio Vivaldi.

Apresente-se na orquestra sinfônica, pedirei para incluírem seu número no repertório. Apenas esses objetos já serão uma sensação.

Assim após inúmeros ensaios, se apresentava a orquestra sinfônica, no anfiteatro lotado pelo público.

Foi anunciado pelo batuta "A Balada dos Pássaros", manuseadas pelas miniaturas de Vivaldi.

Seu Jair vestido de terno e gravata, soprava a gaita de boca em miniatura alternada com a flauta, sua própria melodia "Balada dos Pássaros". ♪ ♫ ♪ ♫ ♫

Aplaudido de pé, foi incluído como músico na orquestra, com alto salário e participador de honra em muitas outras apresentações.

De morador de rua desabrigado, catador de latas, saltou subindo os primeiros degraus para sua carreira de sucesso como músico e componista. A natureza e a sinfonia de seus pássaros o haviam premiado e resgatado da miséria. Apenas e tão sómente a ela, a mãe Gaia, ele devia sua vitória. Também é claro aos pequenos" brinquedos de Vivaldi ", um dos maiores componistas de todos os tempos, inspirado na natureza, autor de As Quatro Estações e Primavera.

FIM

♫ ♫ ♫ ♪ ♪ ♪ 💙 💛 💚 💜

NACHTIGALL
Enviado por NACHTIGALL em 22/03/2022
Reeditado em 30/05/2023
Código do texto: T7478266
Classificação de conteúdo: seguro