Morte na corte

- Isso nunca me aconteceu - declarou o rei de Negdje, Tomislav III, entre divertido e surpreso. - Então, o seu provador oficial não poderá estar presente?

- Um infeliz incidente - lamentou o convidado da corte, Davor, rei de Nikamo. - Meu provador escorregou no banho e bateu a cabeça na borda da banheira. Os médicos ainda não sabem se ele irá se recuperar do coma...

- Mas isso não deve lhe impedir de participar do banquete desta noite - ponderou Tomislav III. - Desde já, coloco o substituto do meu provador oficial à sua disposição.

- Muita gentileza sua - anuiu Davor aliviado. - Sabe do histórico do meu reino, de como volta e meia tentam se livrar do governante atual por envenenamento; ter que usar um provador sem experiência seria preocupante...

- Estou a par dos problemas políticos em Nikamo - assentiu gravemente Tomislav III. - E justamente por isso concordamos em realizar este encontro, para resolver essa questão de uma vez por todas com a união de nossas famílias.

- Meu filho, Vedran, está muito animado com a perspectiva de se casar com sua filha, Gordana - afirmou Davor.

- Prevejo tempos de fartura para nossos reinos - replicou com satisfação Tomislav III.

* * *

E após a assinatura do contrato selando o destino da união de Vedran e Gordana (a cerimônia de casamento, a ser realizada em Nikamo, era apenas uma formalidade pública), teve início o banquete, com os reis secundados por seus provadores: Neven, para Tomislav III, e Ante, para Davor. Os pratos requintados se sucederam sem qualquer incidente, até que foi servida a sobremesa. Neven e Ante saborearam porções generosas do famoso manjar de ameixa de Negdje, antes de autorizar que os reis e seus filhos presentes provassem da iguaria.

- É um manjar dos céus! - Aprovou Davor.

- E é a especialidade de Gordana - informou Tomislav III, piscando um olho para a filha, que sorriu modestamente em resposta.

O que ocorreu em seguida, chocou a todos: Davor e Vedran, subitamente, levaram as mãos à garganta como se estivessem sufocados, e começaram a espumar. Minutos depois, sem que ninguém conseguisse acudir, estavam mortos.

- Prendam os provadores! - Gritou Tomislav III.

* * *

Na manhã seguinte, quando Neven e Ante já davam como certo que seriam decapitados pela morte misteriosa dos dignitários visitantes, foram surpreendidos pela visita do capitão da guarda.

- Vocês estão livres, por ordem do rei.

- Pegaram o assassino? - Indagou Neven.

- Não foi um assassinato - declarou o militar. - Nós não sabíamos, mas o rei Davor e seu filho Vedran tinham alergia extrema à amêndoas, um dos ingredientes do manjar servido ontem à noite.

Neven e Ante trocaram olhares.

- Que falta de sorte o provador oficial do rei Davor não estar presente - comentou Ante em tom casual. - Provavelmente, ele teria percebido o gosto e impediria que suas majestades sofressem morte tão terrível.

O capitão da guarda deu de ombros.

- O importante mesmo é que os acordos para a fusão dos reinos já estavam assinados; sorte da princesa Gordana, que nem precisou casar para herdar Nikamo.

E com isso, dispensou os provadores para que reassumissem suas funções.

- [12-07-2022]