Fumaça esbaforida

Ayrés já estava atordoada. A rotina regrada já lhe havia convertido em máquina humana. Naquela tarde cinzenta, Ayrés estava nublada. Não, ela estava o superlativo de nublado. Seu sol se manifestava incapaz e a enchente assolava seu íntimo. Não havia nada que pudesse deixá-la desta forma. Solteira, bom trabalho, sem filhos e família estruturada. Absolutamente nada notável que pudesse afligir-lhe.

Chegou em casa. Ao abrir o portão, deu-se conta que havia esquecido de alimentar seu cachorro. Julgava seu único confidente e melhor amigo. Como pôde Ayrés ter esquecido de atender a necessidade mais básica de seu melhor amigo? Como?

Fechou o portão. Ficou prostrada. Estava inerte. Pensou e não entendeu o porquê de seu esquecimento, tido por ela como falta gravíssima. Pensou de novo.

Pela primeira vez, seu cão não se levantou nem abanou o rabo. O cão não se manifestou.

Ayrés, já atônita, abriu a porta, adentrou em casa, abriu a janela que ampliava sua relação com o seu animal. Não obstante, pegou seu cigarro, acendeu-o. Sentou-se no sofá e se pôs a pensar. Fumou.

Esbaforiu em direção ao cachorro.

Enrique Vidal
Enviado por Enrique Vidal em 25/03/2023
Reeditado em 25/03/2023
Código do texto: T7748677
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.