O LIVRO MÁGICO

Parecia completamente esdrúxulo e irreal, no entanto lá estava ele sobre a estante da biblioteca. A capa dura, lombada filigranada e as orelhas em destaque. A princípio ninguém tinha conhecimento de sua existência nem interesse em examiná-lo, folhea-lo e ler seu conteúdo. Já meio empoeirado num cantinho esquecido, assim continuaria não fosse a curiosidade de uma adolescente.

Em visita com as amigas ao agora museu do livro, que antes da internet era esplendorosa biblioteca muito frequentada por estudantes, meros curiosos, leigos, doutores, mestres etc, a jovem avistou o livro sobre o qual nos referimos. Ela realmente não soube explicar nem a si mesma o motivo de ter sido atraída por aquela obra em especial no meio de tantas enciclopédias e clássicos históricos e literários.

Ao tirá-lo da estante, surpresa, percebeu a inexistência de título no livro, algo bastante esquisito e certamente nunca visto antes numa biblioteca. Examinou-o frente e verso, fez gesto de estranheza, a seguir resolveu olhar as páginas. A primeira, mais sentido ainda, totalmente em branco. Olhou a seguinte, e outra e mais outra, todas em branco. Estupefata, passando as folhas com os dedos, certificou-se de que não tinham conteúdo algum, nada escrito, nem uma linha.

" Que livro é este?", Perguntou-se incomodada, tentada a indagar de alguém a respeito. Não o fez, preferiu imaginar tratar-se de brincadeira, piada ou sabe-se lá o quê. Tornou a por os olhos novamente sobre a primeira página. " Poderia ser um romance de reis e rainhas." Sonhou. Foi então que algo perturbador aconteceu, deixando-a assombrada. O deserto branco da folha encheu-se de um repentino texto contendo a história dum conto de fadas real. A jovem passou a página, mais uma, as demais, e viu que o livro agora estava todo escrito, do começo ao fim. Romanceando o seu imaginário.

Em pânico, mas trêmula de emoção, fechou o livro. E teve outra inesperada surpresa que quase a fez cair. Havia um título na capa. Fechou os olhos suando frio. Recolocou o volume na estante. Estaria sonhando? Vislumbrou em derredor os visitantes tranquilos passeando pelo museu. Acalmou-se. Pegou o livro mais uma vez. Nova surpresa, o título desapareceu e as páginas voltaram a ser brancas e vazias.

Que mistério era esse? Visando testar se entrara em alucinação ou se acabara de ser testemunha de um acontecimento mágico sem explicação, fechou os olhos e soltou a imaginação na esperança de que teria em mãos a mais recente história sobre o universo fantástico de Harry Potter. Quando os abriu, a capa tinha o seguinte título: " HARRY POTTER E O CAÇADOR DE TESOUROS ". E na primeira página começava a narrativa, continuando nas demais até o ponto final.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 31/03/2023
Reeditado em 02/04/2023
Código do texto: T7753067
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.