O GRANDE SEGREDO DE MANIÇOBA

As folhas da mandioca utilizadas para preparar a maniçoba são venenosas porque contêm alto teor de ácido cianidrico, o cianeto, portanto come-las in natura pode levar qualquer um a óbito. Mas elas são a base essencial desse que é um dos pratos mais saborosos e bastante apreciados pelos amazonenses, que tem esse nome estranho, a maniçoba. Como o tacacá, o açaí, o pato no tucupi etc.

Para retirar efeito tóxico das folhas e torná-las comestíveis como um dos ingredientes, aliás o principal, da maniçoba, após colhidas elas são cozinhadas lentamente no fogo a lenha dia e noite durante cerca de três a cinco dias. Dessa forma, o veneno some durante a evaporação da água em ebulição.

Por volta do terceiro ou quarto dia de cozimento, são acrescentados à panela fervente os componentes usuais da feijoada, ou seja, a maniçoba é uma variação desta com suas próprias características, ficando a critério de cada cozinheiro o tempero pessoal, aí incluídos sal, açafrão, pimenta do reino etc.

Fervida devida e exaustivamente pelos dias necessários, a mistura das folhas da mandioqueira com a catrevagem da feijoada se transforma numa apetitosa receita do Norte do Brasil que é consumida conjuntamente com a crocante farinha de mandioca tão saborosa quanto que somente eles sabem produzir, a famosa farinha do Pará. O resultado é delicioso, diferente, agradável e de comer rezando de tão bom. Quem ainda não conhece, nem ouviu falar e nunca experimentou essa comida típica chamada maniçoba não sabe o que está perdendo.

Gilbamar de Oliveira Bezerra
Enviado por Gilbamar de Oliveira Bezerra em 10/05/2023
Reeditado em 11/05/2023
Código do texto: T7785192
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.