Criatividade contra a piatividade...?

Infantil-->O café quente -- 23/10/2013 - 12:44 (Brazílio)

Eles nasciam sadios mas poucos eram os que escapavam àquela assassina sina: vinham umas bolinhas em torno dos olhos, que se iam espalhando pela cabeça e antes que passassem daquela fase ainda tenra da infância, seu destino já estava selado.

Pobres pintainhos. E devia até ser uma doença simples de se combater, mas que é de aparecer ali algum técnico ou prático agrícola instruído, dando explicações, folhetos e algumas amostras grátis de medicamentos que poderiam ter salvo muitas vidas. Umas poucas gotas na água, e quem sabe?

E a enfermidade se agravava nos meses mais frios e secos, o que não impedia àquelas avezinhas de andar atrás de migalhas, farelos, restinhos ou mesmo a presença da meninada que de manhã, ainda com cobertas nas costas ia pro quintal "quentá" sol enquanto tomava o café matinal. Que não era nada dum breakfast at Tiffany`s mas que baseado no café passado na hora, e no pão de sal com manteiga, revigorava até a alma, dando um novo alento para se começar o dia, ainda que fosse tempo de férias escolares.

E o Juca acordou mais cedo, ou foi mais tarde naquele dia? Mal se sabia, mas a verdade é que foi tomar seu café sozinho, empoleirando-se no topo do barranquinho que levava ao "quarador", até que se viu cercado de pintainhos atrás de migalhas - chatinhos, entre pirralhos e pirralhas...

O que se viu a seguir foi um deles agonizante, bem ao pé do barranco. E Juca, com suas botininhas de couro , diante de tanta piatividade, não podia ter sido mais sincero e sua criatividade: não foi nada gente, o que caiu nele foi café quente.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 25/06/2023
Código do texto: T7821616
Classificação de conteúdo: seguro