O MENINO E O SEGREDO

Era uma tarde ensolarada no interior de Passo Fundo, em 1945. Um pequeno e corajoso menino, chamado Pedro, vivia em um sítio isolado, rodeado por vastos campos e densos matagais. Todos os dias, ele tinha a tarefa de buscar leite no sítio do vizinho.

Porém, toda sexta-feira, ao atravessar o campo, Pedro notava algo peculiar. Próximo a um humilde casebre, avistava uma mulher misteriosa, acompanhada por um pequeno cabrito. A cena sempre se repetia: a mulher sentava-se no chão, envolta em um xale e com os olhos fechados, entregando-se a fervorosas orações.

Curioso e destemido, o menino sentiu-se atraído pelo enigma que envolvia aquela mulher e seu incomum ritual.

Pedro se aproximou cautelosamente do casebre e chamou pela mulher. Com um leve sobressalto, ela abriu os olhos e fitou o garoto com um olhar penetrante. Pedro, corajoso, perguntou respeitosamente o motivo pelo qual ela realizava tais orações todas as sextas-feiras.

A mulher sorriu, mostrando um misto de tristeza e sabedoria em seu rosto enrugado. Ela lhe disse que aquele era um grande segredo. Porém, revelaria apenas o Pedro, com a condição de que ele nunca contasse a ninguém.

O menino ficou fascinado com a promessa de descobrir um mistério tão profundo, e jurou que jamais revelaria o segredo da mulher a ninguém.

 

Entretanto, o tempo não esperou por eles. Os anos se passaram e ambos envelheceram. Pedro, já um homem maduro, continuava fiel ao seu compromisso de nunca revelar o segredo da mulher.

Um dia, o destino cruelmente os separou. Pedro, já idoso, partiu deste mundo, levando consigo o segredo que havia prometido e a mulher sabia que sua história continuaria enterrada junto o Pedro.

E assim, a história do menino do sítio e da mulher com seu cabrito, que se encontravam todas as sextas-feiras, transformou-se em um segredo perdido nos anais da história de Passo Fundo.

Neri Satter – Julho de 2023   -   CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 11/07/2023
Código do texto: T7834709
Classificação de conteúdo: seguro