448 O lenço de Jesus Cristo

Conforme a Bíblia Sagrada, no livro de João 20:1-10, no primeiro dia da semana (domingo), Maria Madalena, uma das seguidoras de Jesus Cristo, pela madrugada, ainda escuro, fora no sepulcro onde estaria o corpo de Jesus Cristo, mas viu que a pedra havia sido retirada, então correu até Pedro e a outro discípulo que Jesus tanto amava e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.

Pedro e o outro discípulo correram até o sepulcro, porém Pedro ficou para trás. O discípulo que chegou primeiro, abaixou e viu no chão os lençóis, e não entrou. Pedro chegou depois, entrou no sepulcro e viu no chão os lençóis e o lenço que estava sobre a cabeça de Jesus, dobrado, num lugar à parte. O outro discípulo resolveu entrar, viu o lenço dobrado, e creu que Cristo ressuscitara dos mortos.

Segundo a tradição dos judeus, se o amo ou senhor da casa, após tomar a refeição deixasse o lenço de limpar os lábios dobrado sobre a mesa, ninguém da família ou escravo poderia desfazer a mesa, porque o amo haveria de retornar. Mas se o amo saísse e deixasse o lenço sem dobrar era sinal que não voltaria, e a mesa poderia ser desfeita.

Goiânia, 12-08-2023

(Do meu livro Minhas histórias, em construção)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 12/08/2023
Código do texto: T7860002
Classificação de conteúdo: seguro