ENIGMA DA BOLA DE FOGO 

Na tranquila cidade de Carazinho, situada no interior do Rio Grande do Sul, o ano de 1949 era marcado por um enigma que assombrava os moradores das redondezas. Noite após noite, um fenômeno misterioso fazia ecoar estranhos sons vindo do denso matagal que circundava a pacata vila.

João, um dos habitantes locais, ouvira falar desses relatos intrigantes. Ouvia-se falar de uma bola de fogo que surgia do nada, dançando entre as árvores e lançando sombras sinistras sobre o solo. Era um espetáculo assustador que desafiava a explicação racional.

Entre os moradores, havia um homem chamado Olindo, conhecido por sua incredulidade diante de histórias fantásticas. Ele escutava os relatos com um ar de ceticismo, convencido de que havia uma explicação lógica para aquele mistério.

Certa noite, quando a bola de fogo mais uma vez iluminava o horizonte sombrio, Olindo decidiu agir. Tomado por uma coragem incomum, decidiu confrontar o mistério diretamente. Sozinho, adentrou o matagal, desafiando o medo que paralisava os outros moradores.

Avançando pelas sombras, Olindo seguiu o rastro de luz até encontrar a fonte daquela manifestação enigmática. Para sua surpresa, não havia nada sobrenatural ali. No centro daquele clarão ardente estava um homem, um andarilho, que acendia uma fogueira para se aquecer nas noites frias.

O andarilho, ignorante das superstições locais, utilizava uma tocha de fogo para iluminar seu caminho através das densas matas. Seus atos simples, porém mal interpretados pelos moradores, haviam desencadeado o pavor na pequena comunidade.

Com a verdade revelada, o mistério da bola de fogo foi dissipado como a fumaça que se dispersa ao vento. Os moradores respiraram aliviados, livres do medo que os havia assombrado por tanto tempo.

A partir daquele dia, a paz voltou a reinar sobre o sítio de Carazinho. E, enquanto a noite caía sobre a vila, a escuridão já não trazia mais o terror, mas sim a calmaria de uma comunidade unida pela superação do mistério que os havia desafiado.

 

Neri Satter - Abril de 2024    CONTOS DO SCARAMOUCHE

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 05/04/2024
Código do texto: T8035238
Classificação de conteúdo: seguro