Noel em família

- Quem me roubou de mim?

- Com todo respeito, não sei, senhora.

- É o nome do livro que procuro, meu jovem.

- Ah, desculpe – responde o novo rapaz da livraria. Vou verificar, já volto.

A senhora, em gesto educado, sorri e aguarda, olhando outros livros.

- Esse aqui deve ser ateu – exclama, ao ler o título que lhe parece blasfêmia – pelo jeito, está às avessas com Deus. No Natal, o que comemora, sem o aniversariante?

Noel, que estava ali perto, ouviu a reclamação e atento à sua próxima fala, disfarça, tirando um livro da prateleira... “Rastros de Deus”.

- Além do mais, todos gostam de festa, mas esquecem que nesse dia a festa é dele!

Noel sai pensativo, coçando sua longa e fina barba branca, tão bem cuidada, macia e cheirosa, fonte de bons lucros em tempos de “papai Noel”... Vai embora refletindo, repensando seu modo de vida.

Pai de 3 filhos, avô de 7 netos, já não curtia o natal com a família havia um bom tempo. Apenas uma passadinha na casa dos filhos, depois de longas horas extras em poltronas elegantes de almofadas vermelhas, em lojas de grifes famosas dos grandes shoppings, na figura de papai Noel.

Lembrando da frase da senhora, pensou ”que ninguém mais me roube de mim”.

Na esquina de casa, logo avista seus lindos netos esperando por ele. A criançada corre para os seus braços para apertá-lo e enchê-los de beijos.

- Oi, vô, que saudade! Tá chorando?

- Não, linda, estou feliz em te ver. Todos para a sala, vou fazer um convite!

- Oba! Vamos passear?

- Vamos sim, mas daqui a alguns dias. Preparem-se.

Véspera de Natal. Todos reunidos, conforme combinado, Noel e família. Saíram a pé, caminharam algumas quadras, vislumbraram luzes e enfeites das casas e edifícios. E lá estava a Igreja. A família Noel, elegante e sorridente, entra para a celebração. Na ceia, tudo é festa. E no dia de Natal, o avô festeja com os netos, vestido de papai Noel, rendido a real presença do menino Jesus em seu coração. Foi a melhor atuação de sua vida.

espuletah
Enviado por espuletah em 20/12/2008
Reeditado em 20/12/2008
Código do texto: T1345160
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.