Circuito do Advento

"No meio do caminho tinha um coral, que genial!

Quem podia imaginar uma surpresa daquelas no meio do caminho, um espaço providencial e bem amplo entre as escadas rolantes. Em plena retirada da jornada de trabalho, num sobe e desce sem parar, fisionomias cansadas vão de repente expressando leveza no olhar, atraídas pelo novo movimento, decidindo parar. Muitos retirantes passando. Ao ouvir o chamado, simplesmente parando. Brecavam a pressa sem sentido, ampliavam as capacidades auditivas e ali ficavam, de coração aberto ao evento, melhor dizendo, ao advento! Canções de natal, anunciando a chegada do Salvador, tocando os ouvintes circulantes do metrô. Podem imaginar? Um fantástico advento em forma de happy hour urbano na sua mais autêntica expressão, no meio do povo em seu caminho de ida e volta. Vão preocupações, voltam ocupações. Descendo no primeiro lance de escada, avistei o grupo se posicionando em coro, atentos à batuta do regente para iniciar o espetáculo. Mais que depressa procurei um bom lugar para estacionar minha bagagem mental e ligar o som de minha alma em sintonia com as notas musicais do coral. Metrópole “mistureba” é curiosa. Gentes de todos os tipos. Raça, credo, cultura, peso, altura. Todos tão diferentes, agora unidos em seus presentes, o aqui e agora, ligados na mesma mensagem de natal, de amor, em forma de agudos, sopranos, contraltos, barítonos sons.

Bem observados, que os vi, tornaram-se observadores, que não havia quem passasse indiferente. Alegria, euforia, sintonia, ironia, palhaçaria. Palmas para todos os lados. De “Feliz Natal” ao “Aleluia!” Mágico momento, Deus habitando nos corações sem restrições. Natal de Jesus, nascendo ali, no meio do caminho.

Assim que voltarem, meus queridos primos, vamos a uma nova apresentação e cumprir nossas promessas: passarmos uma tarde na livraria, embrulhar algumas alegrias em papéis de presente e distribuí-los com amor aos muitos caríssimos nossos. Viva o advento! Preparem-se os corações com lindas canções..."

Terminou a carta com um "P.S.":

"Ah, não se esqueçam de trazer um pedacinho daquela torta de morangos colhidos no fundo do quintal da tia Clô, feita com tanto carinho e amor. Estou preparando algo muito especial para a véspera de Natal, além do coral. Estou contando os dias. Até daqui a pouco."

Mil beijos para todos vocês!

espuletah
Enviado por espuletah em 20/12/2008
Reeditado em 20/12/2008
Código do texto: T1345289