Eu sinceramente não entendo o que aconteceu. De repente, de uma hora para a outra, aquele clima natalino sumiu. Impressionante! Passeando pelas ruas na noite do dia vinte e quatro de dezembro, quase meia noite, eu simplesmente não vi nenhuma casa com decoração natalina. Enfeites, luzes, bonequinhos de Papai Noel entrando janela à dentro... Nada!
    É triste ver isso. Antigamente as luzinhas faiscantes avisavam a época maravilhosa que se aproximava, sem contar as músicas de lojas consagradas, ou ninguém se anima ao saber que já é natal na Leader Magazine? Familiares reunidos, pessoas perdoando umas as outras. Mas hoje, não sei o que houve, isso não tem mais o mesmo frescor, a mesma força. A época do natal se tornou um desfile de modas. Todo mundo compra roupas de marca, caras, espalhafatosas, simplesmente para desfilar com ela à meia noite. Não se vestem para a festa, para a ceia. Se vestem para aparecer. Como pode uma pessoa comprar, por exemplo, um tênis de oitocentos Reais para o natal? Um tênis! Gente, você vai pisar no chão com ele. Se for branco ele fica encardido em dois meses. E pior, se você pisar num cocô bem cremoso, e esse tênis tiver aqueles buracos na sola para servir de vácuo, aí que ferrou mesmo! E tem gente que dá um dinheiro do caramba naqueles tênis enormes de gordo. Parecem verdadeiras naves espaciais! Seria mais econômico pegar um Big Mac e pisar em cima.
    Eu sinceramente ando triste. Há pessoas que simplesmente ignoram a data. Gente que prefere estar na internet à estar ceando com a família. Onde se encontra a tradição? Todos esperando meia noite, todos se cumprimentando? O que aconteceu conosco? Sei que vai parecer baboseira religiosa, mas o natal é o nascimento de nosso Senhor Jesus! Ele que morreu para nos salvar. Devemos muito a ele, e acho que devíamos agradecer por ele ter nascido. Mas nããããoo. Meu irmão, me dói ver isso.
    E as crianças? Elas não acreditam mais na figura do Papai Noel. Aos seis anos elas já sabem por que o céu é azul, de onde vem os bebês e que, mesmo sendo parecidas, a Pepsi é bem mais gostosa que a Coca Cola. O presente elas também sabem que quem coloca na janela ou debaixo da árvore são os próprios pais. De que vivem elas? Em que vão acreditar, meu Deus?
    Eu adoro ficar de bobeira assistindo filmes americanos. Lá o natal é lindo. Ruas enfeitadas, neve, Papai Noel, desfiles. Isso sim é tradição. E, pelo que vejo, as únicas tradições que estamos mantendo são os especiais de fim de ano da Xuxa e do Roberto Carlos! Agora eu pergunto: Tem base um trem desse? Depender de uma loira dentucinha que acha que é Peter Pan e de um cara que, sejamos sinceros, não tem a voz mais bonita do mundo, mesmo que suas letras sejam poéticaças? Sinceramente!
    Enfim, esse foi mais um desabafo. Eu só queria escrever como me sinto. Queria saber se alguém pode me ajudar a trazer de volta o natal. Aposto que as pessoas mais tradicionais, assim como eu, querem o natal de volta. Mas o natal mesmo! Não uma coisa que os comerciantes se aproveitam só para encher o consumidor de dividas e dúvidas! Natal não é só rabanada! Natal não é só ganhar cuecas e meias de tias velhas. Natal é época de amor, paz e prosperidade. E, acima de tudo, natal é o nascimento do filho de Deus.
    Que o natal volte. Se tiverem que deixar de acreditar em mim, que seja. Mas por favor, não deixem que a incrível época natalina vá embora. Não deixe que ela perca a força espiritual que tem.
                                                         ASS: Papai Noel.
Fael Velloso
Enviado por Fael Velloso em 26/12/2009
Reeditado em 19/05/2010
Código do texto: T1995801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.