O natal de uma garotinha

Havia uma simples curiosidade. O que se deveria sentir no dia de natal? E o que era essa data de verdade? resolvi procurar...

Eu pensei enquanto olhava os que estavam a minha volta e percebi que para o meu tio o natal é precoupação. Ele passou o dia inteiro triste e estressado, pois sua mulher, que embora não seja minha tia eu a considero muito, havia gastado muito dinheiro em presentes caros. Eu não me encaixei nesse perfil, pois ainda sou só uma criança que corre com as mãos cheias de doces para negociar com os amigos.

Olhei para o meu irmão mais novo. Para ele, o natal é só presente. Ele não se cansa de ganhá-los. Está certo que é ótimo ganhar presente, mas antes mesmo da ceia ele já está dormindo para acordar no dia 25 e abrir os seus. Eu não penso como ele, se natal fosse só presente não haveria dinheiro o suficiente para dar a todos da familia o que eles querem. Já parou pra pensar em dar um carro de presente? um de brinquedo pode ser, mas um de verdade...acho que titio não iria gostar.

Então foi aí que vi meu avô. Minha mãe me ensinou que os mais velhos sabem mais do que a gente criança porque eles viveram mais. Então pensei "vovô deve saber o que devo sentir no natal..." e contei pra ele o que havia observado no titio e no meu irmão, perguntei pra ele se era realmente aquilo o natal. Ele me respondeu :

- Minha neta, nos tempos de hoje é isso que se sente. Olhe para as igrejas vazias, veja o cristo chorar enquanto carrega a sua cruz, estamos carregando a nossa agora. Dinheiro, dívidas, ganância... isso é o mundo novo em que vivemos. Houve uma época em que o natal era tempo de comemorar com a familia o nascimento de cristo. Era a época mais feliz do ano, ninguém se importava de ganhar ou não presentes bons. Eu, por exemplo, ganhava meias, bolas de futebol que nem eram tão boas ou apenas uma viagem de férias pra casa da Tia Mônica. Hoje as crianças querem tudo, querem muito, e esquecem, tanto elas como os pais, de que o natal é simplicidade, cumplicidade e familia. Os tempos mudaram minha neta...mudaram completamente, por isso sento aqui e olho esse presépio. É lindo não é? bons tempos aqueles em que eu podia sentar e orar pelo menino Jesus sem sofrer deboches ou maus olhados das pessoas. Religião hoje é passado. Eles esqueceram o real sentido do natal, nãos eja como eles minha neta, dê um presente ao seu avô e não seja assim...

Enquanto ele falou isso, seus olhos se encheram de lágrimas e eu percebi o quanto vovô sofria com aquilo. Então era isso, o natal era familia, era dar sem querer receber nada em troca, ter amor e celebrar o nascimento de Cristo.

Olhei para mamãe e cochichei para ela algumas palavras. Logo naquela noite, na hora da ceia enquanto todos já se preparavam para atacar o peru, eu gritei pedindo silêncio. Mamãe olhou chocada, mas não se importou muito. Eu segurei em sua mão e na de papai e comecei a orar. Orei pelo titio, para que ele pudesse conseguir trabalhar e pagar suas dívidas, orei pelo meu irmãozinho que ainda não sabia o que era o natal e já estava dormindo, orei por todos e principlamente por vovô. Resolvi dar a ele de presente uma pequena demonstração do meu amor por ele e pela minha família, mas principalmente por Jesus. Cada palavra que saia da minha boca enchia os olhos de lágrimas daqueles que estavam ao meu redor, e pedi pra que eles não esquececem do que é realmente o natal, pois não adianta comemorar algo se não conhece a sua essência.

Joolies
Enviado por Joolies em 22/12/2010
Código do texto: T2685708