Chovia e o homem não podia entender.Entender as gotas e sua transparência visível. A temperatura estava fria. Antes era calor. Agora podia. É. Tudo acontecia. podia acontecer. mesmo que fosse difícil entender. Aquela música... Como fora criada?  Havia fórmulas para a harmonia?  Difícil.  Tudo muito difícil.  Quem organizou o inesperado caos seguiu um esquema inusitado.  Mas esquema. Assim é que a terça-feira configura-se em terça-feira.  Não em quarta ou segunda.  Domingo não,  que domingo tem missa.  Por causa de Deus e Sua hora de falar com os homens.  Afinal, algo fácil. Fácil entender Deus.  É grave.  Não fala muito.  Gosta de amor,  de criança,  de mim,  de ti, de tanta coisa!  Ah, isso é, conclui Castilho.
    "Um dia eu disse à professora que, se Deus quisesse, fazia o mundo de cabeça para baixo. De ponta à cabeça. E tudo ia ser assim mesmo, normal.  Ninguém ia perceber ou pensar que estava ao contrário. Porque Deus é Deus. Sabe criar. Iniciar e terminar. E quando." Essa era uma das lembranças que tinha dos tempos de escola.
    Ao sair de casa, certa manhã, um menino olhava fixamente  para Castilho. parece que tentava vê-lo por dentro, ou da alma para fora. O homem compreendeu a presença do menino como quem já a esperasse. Por isso não gaguejou ao responder, quando o menino perguntou:
    -Você sabe o que é partilha?
    -Não. por quê?
    - Ouvi alguém dizendo... Era uma pessoa só, em um grupo de muitas... Vou  perguntar a Deus.
    -Você fala com Deus?
    - Conversamos, às vezes. por isso procurei você. Ele diz que você O admira muito.
    - Eu? Como é que Ele sabe?
    - Ele sabe tudo.
    -Então sabe o que é partilha.
    -É. sabe.
    -Então, pergunta.
    -Quando for a hora, pergunto.
    -Hora? Quando é a hora?
    -Quando conseguirmos agir, falar e pensar sabendo que o coração do homem é um ninho onde se devem acolher o mundo e suas águas, a terra com seus maiores e mais mínimos seres, o fogo, o ar e o próprio homem.
    -E cabe tudo isso?
    -Cabe. Quando amamos e perdoamos,; quando cremos no bem e fazemos opção pela verdade;quando nos solidarizamos e temos esperança;quando espalhamos alegria, somos luz e queremos paz. Acho que o Eterno identificará partilha com pão,poesia, amigo, afago, vinho, comunhão. Ou quase.
    O homem sentiu-se cansado. Adormeceu. Sonhou que o céu abria seu azulem claridade para deixar passar o menino que, ao alcançar altura, olhou para trás e sorriu, antes de desaparecer.
    -Questão de fé, concluiu Castilho.
Flávia Melo
Enviado por Flávia Melo em 08/09/2011
Código do texto: T3208278