Os dois novos espíritos de Natal

Pela primeira vez Charles passará o Natal sozinho em casa, sua família viajou e ele ficou para ir ao orfanato municipal no dia seguinte e levar um pouco de alegria às crianças, afinal boas ações era o que mais gostava de fazer. Seu relógio de parede marcou meia noite, ele não havia conseguido dormir e estava deitado no sofá da sala pensando nas pessoas que ajudou durante o ano. De repente um ruído se arrastou pela cozinha e um grande estrondo abalou o silêncio; Charles se levantou assustado, correu para o local parando à porta e levou um outro grande susto: estancado em frente a geladeira havia um homem gordo com uma túnica vermelha e branca carregando uma bandeja repleta de comidas natalinas.

- Olá, sou Chester, o espírito do Comer. Desculpe o incômodo, por acaso você não tem uma garrafa de vinho, tem?

Charles permaneceu calado com uma expressão indecifrável.

- Ah, mas todos reagem assim! Eu já deveria ter aprendido. Bom, estou aqui para lhe ensinar o novo modo de se comemorar o Natal. Conhece a história do nascimento de Jesus?

- Ma...Mas é claro que conheço! Sempre leio a Bíblia e...

- Pois esqueça-a. De agora em diante você só lerá receitas de panetone e assistirá o canal da culinária. Um bom Natal só deve haver comida, muita comida!

Ao dizer isso uma voz estridente se aproximava da sala acompanhada de um som de papel se amassando:

- Eu ouvi bem isso? No Natal só deve haver comida? Charles, não dê bola para esse sujeito. Sou Ellus, o espírito do Comprar. A partir de hoje nada de cartões de Natal e mensagens comoventes, aprenda a comprar presentes caros para quem você ama, só assim as pessoas reconhecerão seus sentimentos.

Charles abismou-se com aquela mulher que surgiu embrulhando várias caixas de uma só vez, era branquíssima, loira e com um visual bem moderno.

- Mas isso é um absurdo- berrou Charles - E onde fica o amor? A família? Os amigos?

- Hahahahahahaha! Ouviu isso Ellus? Ele ainda acha que se comemora o natal com amor, família e amigos!

- Achei que eu estava surda, Chester! Que coisa mais sem cabimento para se dizer em pleno século XXI.

- Não irei discutir com vocês a noite toda, suponho que ainda haja um terceiro espírito para me importunar!

- Engano seu, meu jovem!- sibilou Chester- Hoje em dia o Natal só se resume em comer e comprar. Agora dê-nos licença que vamos nos fundir e formar o espírito do Consumo. Feliz natal, temos mais umas pessoas caretas para atualizar. Vamos, Ellus...