Milagre de Natal

Milagre de Natal

Há muitos anos, havia um país onde viviam dois irmãos, eram completamente diferentes um do outro, um, o mano mau, vivia só par fazer maldades ás outras pessoas, só ficava contente quando conseguia fazer mal a alguém, o outro, o mano bom, era precisamente o contrário, vivia para espalhar o bem, só se sentia feliz quando conseguia ajudar alguém.

Um dia, o mano mau foi ter com o mano bom e disse-lhe:

- Olha lá, tu já viste, que todo se aproveitam d tua bondade? Tens mas é de fazer como eu, deixares de t importares com os outros e pensares mais em ti.

O mano bom respondeu unicamente:

- Consegues ser feliz assim?

- Ser feliz, o que é lá isso de ser feliz?

O mano bom resignou-se, ele sabia que nunca conseguiria mudar o modo de viver do irmão, contentava-se em o ir desculpando perante as pessoas a quem ele magoava e ofendia.

Passados dias o mano mau foi ter com o mano bom e disse-lhe:

- Mano, estou desgraçado.

- Desgraçado porquê o que é que e aconteceu?

- Meti-me numa trapalhada e agora estou desgraçado.

O mano bom que não podia ver ninguém mal, muito menos o seu próprio irmão, disse-lhe:

-Oh Homem, senta-te e conta-me o que se passa.

- Mano, preciso urgentemente de uma grande quantidade de dinheiro, tenho uma divida e ameaçam matar-me se não pagar.

- Mas quanto homem?

Mano mau disse-lhe quanto e o ma bom fico incrédulo, onde iriam arranjar tanto dinheiro.

- Mano, o que acabas de me contar é e facto complicado.

- Tu é que me podias valer, toda a gente gosta de ti, podias pedir no banco e eu ia-te pagando.

- Não, o banco não me empresta tanto dinheiro.

- Podias ao menos tentar, promete-me que tentas. Só tu me podes salvar a vida.

O mano mau sabia como enganar o mano bom.

- Está bem, prometo-te que vou ao banco, mas não te prometo mais nada.

- Obrigado mano, eu sabia que não me virarias as costas. Agora tenho de ir falar com o tipo a quem devo o dinheiro.

Saíram ambos, o mano bom em direcção o banco e o mano mau em direcção ao encontro de um homem.

- Então, conseguiste enganá-lo?

- Claro, caiu que nem um patinho, vais ver que não tarda muito temos o dinheiro para ir festejar o fim de ano como nunca festejámos.

- Podes acreditar, isto é que vai ser, tudo do melhor.

Passados poucos dias mano bom lá conseguiu o desejado empréstimo e assim que recebeu o dinheiro apressou-se a entregá-lo ao mano mau. Quando soube que tudo não passara de mais uma mentia do irmão ficou em pânico, ele tinha ido embora, desaparecera e agora quem pagaria o empréstimo? Bem talvez o irmão voltasse rápido, o seu bom coração não lhe deixava pensar mal de ninguém.

Foi na semana do natal que a noticia chegou, o mano mau morrera, tinha apanhado uma grande bebedeira e caíra ao mar, não conseguiram resgatar o corpo. Estava desgraçado, como iria pagar o empréstimo? Pensou em suicidar-se, preparo uma corda e fez o laço, atirou-a sobre a viga da velha casa e preparou-se para o desfecho final, subiu ao banco, colocou a cabeça entre o laço e…

Aquelas três pancadas na porta acabaram por lhe salvar a vida.

- Amigo, tu! O que estavas a pensar fazer?

O mano bom acabou por contar a sua desgraça ao amigo providencial.

- Tu vens comigo para minha casa, logo arranjaremos uma maneira de resolver o problema.

O mano bom aceitou a ajuda, caminharam rua abaixo e passaram defronte de uma casa de apostas:

- Anda ali comigo, quem sabe se está ali a resolução de todos os problemas, os teus e os meus.

- Qual quê, amigo. Há quanto tempo tu jogas?

- Desde que começou o loto.

- E o que é que já te saiu?

- Bem, na verdade nada. Mas tenho fé, estamos no Natal e é por uma boa causa.

Lá foram, entraram e o mano bom disse:

- Tenho estado a pensar no que me disseste, ser Natal e não sei quê mais e também vou jogar.

Assim o fez. Passaram-se os dias e nunca mais se lembrou do loto, era a primeira vez que jogava, além de que andava preocupado.

- Amigo, tu já viste o teu loto?

-Eu não, nem sei ver isso.

- Onde está o bilhete?

- Aqui mesmo.

Deu-o ao amigo, este desdobrou-o, fitou-o muito bem e começou a ficar pálido.

- O que foi homem, sentes-te mal?

- Não meu amigo, sinto-me muito bem. Tu estás milionário, tu acertaste no loto. Tu tens o teu problema resolvido.

O mano bom nem queria acreditar o que ouvia, ajoelhou-se, apertou as mãos, elevou-as ao ar e exclamou:

- Obrigado meu irmão, se não fosses tu eu nunca jogaria.

Levantou-se, abraçou o amigo contra si e passado um pouco colocou-lhe as mãos nos ombros, olhou-o nos olhos e disse:

- Há aí uma coisa que não bate certo.

. O que é que não bate certo, homem?

- Tu disseste que eu estou milionário e que o meu problema está resolvido.

- Sim.

- Não.

- Mas como não?

- Eu não, nós estamos milionários e os nossos problemas financeiros estão resolvidos, tu ajudaste-me na pobreza e eu não te iria abandonar na riqueza.

Levantaram, ambos, as mãos ao céu e exclamaram:

“Milagre de Natal”

Moral da História: “ Não hesites em ajudar quem nada tem, porque será ele quem te poderá valer um dia”

FrancisFerreira