O silêncio e a palavra

O SILÊNCIO

Não é fácil silenciar sobre as coisas os fatos, exige um exercício diário e um aprendizado constante para que se tenha consciência desta virtude. Diz o ditado popular “Deus deu ao homem dois olhos, dois ouvidos e uma boca; para que ele veja bem, escute muito e fale pouco”.

Numa sala de cirurgia, por exemplo, o médico deve escutar muito, prestar muita atenção e falar somente o necessário. O silencio deve ser mantido para formar um ambiente de espiritualidade, é como a sala de cirurgia fosse um templo. O silencio é uma disciplina que fortalece o caráter. Quando aprendemos a silenciar é sinal que conseguimos o domínio de nós mesmos, ai aprendemos a falar e a calar. O silencio é necessário para a pratica da meditação e a discrição.

Que o homem consegue dominar a natureza e tudo que a cerca isto não temos dúvidas, mas que consegue dominar, por freio na sua língua, é extremamente difícil. Esta preocupação vem desde os primórdios dos tempos, da mais remota antiguidade, e, nós podemos buscar a prova disso na bíblia, no livro sagrado. Se lermos o apóstolo TIAGO cap. 3- 1,10 veremos esta preocupação. Diz sabiamente o apóstolo:

“-Se o homem não tropeça em palavra é perfeito.

- Se colocarmos um freio na língua de um cavalo, somos capaz de domá-lo e este nos obedece e irá para onde quisermos.

- As naus tão grandes, com um simples leme, conseguimos dirigi-las mesmo nos ventos mais impetuosos.

- A língua é um fogo, está posta entre nossos membros e contamina todo o corpo.

- A natureza é dominada pelo homem, porém nenhum homem é capaz de dominar a sua língua.. Com ela podemos louvar a Deus e amaldiçoarmos os homens que foram criados a sua imagem e semelhança.

- De uma mesma boca procede a benção e maldição”. Encerra sabiamente Tiago.

Com uma só palavra podemos fazer a pessoa sorrir, chorar. Podemos dar carinho, condenar, abençoar, amaldiçoar, zombar, apoiar etc.etc.

Como vimos o silencio, o guardar segredo daquilo que ouvimos, vimos, é divino, é sábio, assim como é sábio o uso moderado da palavra. A sabedoria é divina e como vem do alto é pura, depois pacífica, moderada, tratável. Porém quando ela vem ou brota de um coração invejoso, é diabólica e procura destruir o fruto da justiça daquele que procura paz.

Podemos concluir que falar é fácil o difícil é aprendermos a calar. Uma pessoa para que venha aprender a calar, é necessário, que ela seja disciplinada o que equivale a dizer cumpridor de seus compromissos. É necessário e exige prática constante e disciplina para podermos responder: Quando a calunia nos humilha, quando a ignorância nos acusa, a critica destrutiva nos fere, com o perdão do SILÊNCIO.

Em resumo, sintetizamos tudo que dissemos no seguinte: Levamos no máximo um ano para aprendermos a falar e a vida toda para aprendermos a calar.

João Pessoa 25 de novembro de 1997.Francisco Solange Fonseca

Fonte de pesquisa bíblia Tiago cap. 3; 1,10

FSFonseca
Enviado por FSFonseca em 24/01/2015
Reeditado em 25/01/2015
Código do texto: T5113198
Classificação de conteúdo: seguro