O ingrediente secreto

- Esse ingrediente não faz parte do nosso cardápio, senhor - disse a atendente ao telefone da pizzaria.

Sentado numa banqueta de plástico do lado de fora da loja, junto à minha moto, eu ouvia a conversa enquanto aguardava ser chamado para fazer uma entrega.

- O senhor quer pagar para acrescentar? - Questionou ela. - Mas isso pode alterar o sabor da pizza...

Ela coçou a cabeça, depois olhou para mim, que estava olhando para dentro.

- Está bem, vou ver se algum entregador quer receber as 50 pratas de gorjeta.

Ergui a mão, entusiasticamente.

- Acho que temos um voluntário - ela disse.

* * *

O pedido, a princípio, nada tinha de estranho, tratava-se de uma pizza grande de calabresa. Só que em vez de pimenta ou outro tempero salpicado por cima, o cliente pediu um sulfato ferroso em pó.

- Aqui está - disse eu à atendente, ao voltar com o vidro da farmácia.

- Isso realmente é inofensivo? - Indagou ela, lendo o rótulo com a testa franzida.

- É bom para quem está com anemia - redargui. - Ao menos, foi o que o balconista da farmácia disse.

- O cliente disse que queria fazer uma surpresa para a namorada - avaliou a atendente, mão no queixo. - Talvez ela esteja grávida e não queira tomar os suplementos de vitaminas. Seja lá como for, pelo que ele está pagando, vale a pena fazer.

Ela passou o vidro para o pizzaiolo pela janela da cozinha, enquanto eu me preparava para fazer a entrega.

* * *

- Mas eu não pedi pizza - disse a garota pálida que me recebeu à porta endereço passado pelo cliente.

- Foi uma cortesia do Sr. X - respondi, dando o nome do cliente. - Ele disse que era a sua preferida.

Ela abriu a embalagem de papelão e sua expressão iluminou-se ao ver a pizza.

- Uau! Isso está com uma cara boa mesmo. E não preciso pagar nada?

- Nem pelo ingrediente secreto - comentei.

- Qual ingrediente secreto? - Ela questionou, mãos na cintura.

Contei a história do sulfato ferroso e ela empalideceu.

- Muito agradecida pela informação - ela disse; e entrou na casa com a pizza. Quanto a mim, parti na minha moto.

* * *

- A namorada do cliente ligou - me disse a atendente logo que voltei da entrega. - Disse que você a livrou de um problemão.

- Só fiz o meu trabalho - respondi, desconfiado.

- Ela falou que se tivesse comido aquela pizza, iria queimar a boca.

- Não estava tão quente assim - repliquei. - Mas eu piloto rápido, você sabe...

- Algo a ver com o sulfato ferroso - prosseguiu ela. - Acho que ela tem alguma alergia a ferro.

- E o namorado, sabendo disso, quis se vingar dela? - Questionei.

A atendente deu de ombros.

- Não pedi detalhes, não vou me meter nas tretas dos outros. Mas esse Sr. X está riscado do nosso cadastro...

Voltei para junto da moto, aguardando a próxima entrega e tentando imaginar que espécie de criatura teria alergia a ferro...

- [30-10-2021]