A chaminé

- Passei hoje pela velha cabana no início da floresta, e parece que está novamente ocupada... - comentou Donovan, ao chegar em casa no início da noite.

- Está falando daquela cabana que dizem que é assombrada e que está abandonada há mais de trinta anos? - Questionou o irmão dele, Leonardo.

- Essa mesma; havia fumaça saindo da chaminé. Acredita que os fantasmas estavam cozinhando o jantar? - Redarguiu Donovan em tom jocoso.

- Não acredito em fantasmas, - replicou Leonardo - mas se havia fumaça, melhor chamar a polícia... pode ser que tenham montado um laboratório de drogas por lá.

Ao checar a denúncia, a polícia constatou que a realidade era bem mais estranha: alguém havia usado a lareira da cabana para queimar jornais velhos. Incidentalmente, eram jornais que falavam de uma chacina que havia ocorrido ali há trinta anos, e que jamais fora esclarecida.

- Se virem alguém próximo à cabana, melhor não se aproximar e nos avisar - disse-lhes o policial que havia ido conferir o local. - Pode ser que tenha alguma relação com os assassinatos.

Como fazia parte do seu caminho de volta para casa, Donovan ficou atento a qualquer movimento estranho na cabana, mas nada ocorreu nas semanas seguintes e ele acabou deixando de pensar no assunto. Até que um dia, viu um homem de óculos escuros sentado nos degraus em frente à porta principal da edificação; o desconhecido acenou para ele.

- Ei! Você mora por aqui?

- Por perto - replicou Donovan em tom reticente.

- Será que, por acaso, não sabe para onde foram as pessoas que moravam aqui?

- Acho que se mudaram... permanentemente - redarguiu Donovan, afastando-se.

- Tem alguma ideia para onde? - O homem ergueu-se e caminhou na direção dele.

- Eles estão todos mortos - declarou Donovan, sem deixar de andar.

- Dizem que, se queimar as memórias que os vivos têm dos mortos, eles podem voltar - disse o homem. - Acredita nisso?

- É uma teoria interessante, mas estou com pressa - replicou Donovan, acelerando o passo.

O homem não fez menção de acompanhá-lo e logo desapareceu numa curva do caminho.

- Não imagina o que eu vi hoje - disse para o irmão, ao chegar em casa.

- Mais fumaça na chaminé? - Indagou Leonardo.

Donovan contou seu encontro com o homem misterioso e Leonardo sugeriu que seguissem o conselho do policial e ligassem pedindo ajuda.

- Um homem de óculos escuros? - Questionou o agente que recebeu a ligação. - Sim, essa descrição parece bater com a de um suspeito da chacina de trinta anos atrás... o único problema é que, três décadas depois, ele não poderia estar com a mesma aparência daquela época.

Donovan não soube o que responder, embora estivesse convencido de que não sofrera uma alucinação.

No dia seguinte, ao aproximar-se da cabana, Donovan viu que havia um grupo de pessoas diante dela, como se o estivessem aguardando. Resolveu que já havia visto o suficiente e voltou pelo mesmo caminho, antes que a escuridão da noite caísse sobre ele.

Sua última visão da cabana foi da chaminé, por onde saíam rolos de fumaça branca.

- [21-08-2022]