Menino Loiro, abraça quem te chama! 
 
Desde manhãzinha, as meninas dos olhos vão desafiando o sol:
- Acorda, preguiçoso! Afasta as mantas escuras, Menino Loiro!
A manhã foi decorrendo… pelo começo da tarde, terminado o almoço, veio cumprimentar-me: espreitou pela janela, espalhou-se no chão da sala e eu pulei de alegria!
- Vamos visitar o mar?
Não quis. De repente meteu-se na cama outra vez.
Ficaram muito zangadas, as meninas dos meus olhos!
 Para esconder a tristeza e alguma gota salgada, gritaram:
- Anda daí, dorminhoco! Vamos para a rua brincar!
Mas ele fingiu-se mouco!
 Nem se portou mal de todo: mandou o frio vadiar… o ar está doce e sereno, convidando a passear…
- Menino Loiro!!! Menino Loiro!!!
A tarde vai embalada no ripanço do relógio: o dia finda num instante, a noite custa a passar.
- Ainda é tempo, vem!
 Agitam-se as meninas dos meus olhos, cativas, cansadas de tarefas maçudas como a de tomar remédios a horas.
Têm saudades de ar, de azul, de flocos de algodão dançando ballet no céu… e do Menino de Oiro sorrindo, fazendo abrir as flores, descerrando os gomos impacientes por vestir os ramos…
 A relva ainda lamacenta está pronta para rebentar mas os baloiços do parque continuam vazios e os meninos que esqueceram a magia de inventar brinquedos, têm de se entreter com os que os adultos lhes dão, onde há murros, empurrões, batalhas, vencedores e vencidos, uma discórdia tamanha que não sonham os meninos… Querem é correr, rebolar, jogar à bola, ao apanha, sentar-se na erva a cantar!
Menino Loiro, porque demoras tanto?
Acaso andas carregando lenha para a fogueira com que secarás os campos no verão?
Bem sei que não tens culpa, amigo… culpa, tenho-a eu!
As meninas dos olhos revêem tantas memórias de sede e de chamas que as lágrimas acodem, tentando dissolvê-las.
 Menino Loiro, enquanto és meigo, vem dar-me um abraço e traz alegria e esperança ao sofrido coração!