A FAZEDORA DE BRINQUEDOS

O LUGAR ONDE A FAZEDORA DE BRINQUEDOS NASCEU, ERA BEM LONGE DA CIDADE, LÁ NÃO TINHA LUZ ELÉTRICA, ELA CRESCEU À LUZ DO CANDEEIRO. POR CONTA DISSO, NÃO HAVIA TELEVISÃO, NÃO CONHECEU O MUNDO DOS DESENHOS ANIMADOS, DOS REFRIGERANTES, DOS SORVETES DE CHOCOLATE. CERTAMENTE POR ISSO, SUA CRIATIVIDADE ERA MUITO AGUÇADA, ERA MUITO "MALINA", COMO DIZIA SUA MÃE.

A FAZERDORA DE BRINQUEDOS NÃO TINHA MUITOS BRINQUEDOS, NUNCA TEVE UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO, NUNCA SOUBE O QUE ERA COMPRAR BRINQUEDOS. MAS ELA SABIA MUITO BEM O QUE ERA "FAZER BRINQUEDOS"! TUDO AO SEU REDOR PODERIA SE TRANSFORMAR NUMA DELICIOSA BRINCADEIRA, PODIA SER UM CONJUNTO DE PEDRAS PARA JOGAR PRO AR, UM LENÇO PARA VENDAR OS OLHOS, UM GRAVETO PARA ESCONDER, TRÊS BURACOS NO CHÃO E ALGUMAS XIMBRAS, PRONTO, O DESAFIO ESTAVA LANÇADO E A DIVERSÃO GARANTIDA!

ELA ERA UMA MENINA MAGRA, NÃO ERA LÁ MUITO SADIA, VIVIA NO FORTIFICANTE, PARA "ABRIR O APETITE". TINHA A PELE QUEIMADA DO SOL. SEUS CABELOS ERAM CASTANHO AVERMELHADOS, CASTANHOS DE NASCENÇA E AVERMELHADOS DO SOL. SOL QUE CONHECIA TÃO BEM, QUE A DESPERTAVA LOGO CEDO, ÀS VEZES ERA ELA QUEM O DESPERTAVA PARA DAR INÍCIO A LIDA. A FAZEDORA ERA SÓ UMA MENINA, MAS TINHA OBRIGAÇÕES DE GENTE GRANDE: ACORDAVA ÀS SEIS, ESCOVAVA OS DENTES, ENCHIA O POTE DE BEBER ANTES DA ÁGUA ESQUENTAR, COLOCAVA O CUSCUZ DE MOLHO, LAVAVA A LOUÇA. DEPOIS DO CAFÉ DA MANHÃ LAVAVA A LOUÇA DO CAFÉ, PUNHA O FEIJÃO NO FOGO À LENHA E IA ARRUMAR A CASA. DEPOIS DESSAS TAREFAS ERA HORA DE FAZER O QUEIJO, QUE ÁS VEZES SUA MÃE FAZIA, MAS NA MAIORIA DAS VEZES ELA ESTAVA OCUPADA NA PLANTAÇÃO OU NA COLHEITA OU NA SECA, QUASE NUNCA FICAVA EM CASA. ENTÃO ERA ELA QUEM TINHA QUE ASSUMIR MAIS UMA TAREFA. ELA NÃO GOSTAVA MUITO DE FAZER O QUEIJO, MAS ELA NÃO TINHA ESCOLHA.

ENQUANTO O FEIJÃO ESTAVA NO FOGO E AINDA NÃO DAVA HORA PRA COLOCAR O ARROZ PRA COZINHAR,SOBRAVA UM TEMPO, O TÃO ESPERADO TEMPO PARA BRINCAR!

ENTRETIDA COM SUAS BONECAS, UMA QUE GANHOU DA SUA MÃE NUMA VIAGEM PARA O JUAZEIRO DO PADRE CÍCERO (QUE JÁ NEM TINHA MAIS CABELO NEM O NARIZ, QUE FOI CORTADO PELO "DESTRUIDOR",SEU IRMÃO CAÇULA) E OUTRAS DE PANO, DE ESPIGA DE MILHO, ETC. MUITAS VEZES A FAZEDORA DEIXOU A LENHA DO FOGO QUASE SE APAGAR, ALGUMAS VEZES ELA DEIXOU O FEIJÃO QUEIMAR. QUANDO SUA MÃE CHEGAVA DA ROÇA A COISA FICAVA FEIA PARA A FAZEDORA DE BRINQUEDOS QUE SAÍA EM DISPARADA PARA TERMINAR O ALMOÇO E TENTAR NÃO APANHAR DESSA VEZ.

SUA MÃE NÃO A BATIA MUITO POR CONTA DE SUA SAÚDE, MAS ELA AMEAÇAVA MUITO E A FAZEDORA SABIA QUE UM DIA ISSO ÍA ACABAR POR ACONTECER.

DEPOIS DE LAVAR A LOUÇA DO ALMOÇO, QUANDO NÃO TINHA AULA, A FAZEDORA, ÍA BRINCAR, COM SUAS BONECAS, ELA CONSTRUÍA UM MUNDO, UM MUNDO ENCANTADO, CHEIO DE FANTASIA... ATÉ QUE CHEGAVA A HORA DOS AFAZERES DO FIM DO DIA!