Fábulas para jovens - O orgulhoso urso Dentuças

No Pólo Norte vivia um urso chamado Dentuças, era muito vaidoso e julgava-se o maior patinador do mundo. Era, realmente, um excelente patinador e para praticar este desporto tinha à sua disposição uma imensa e gelada superfície que se estendia para além do alcance da vista.

Nesta pista que era de utilização pública, havia sempre patinadores principiantes praticando. Entre eles sobressaíam, por causa da sua falta de jeito, dois simpáticos pinguins.

Lançado a toda a velocidade, a toda a hora Dentuças empurrava ambos os pinguins com desprezo, fazendo com que estes acabassem por cair no gelo.

- Porque é que nos empurras, vaidoso? A pista é de todos e temos o mesmo direito que tu a utilizá-la! – gritou-lhe um dos pobres pinguins.

Dentuças não respondia e continuava sempre com os seus empurrões. Zangados, os dois pinguins decidiram dar-lhe uma lição.

- Dentuças, desafiamos-te para uma corrida em patins! Aposto como não és capaz de nos ganhar! – disse-lhe um dos pinguins em tom de desafio.

Rindo às gargalhadas, Dentuças aceitou. Tinha a certeza de que ia ser uma corrida ridícula e idiota. O que é que estes incapazes podiam fazer? Se nem sequer se aguentavam cinco minutos em pé sobre os patins!

Um dos pinguins marcou os limites da pista e deu sinal de partida. Cego pelo orgulho, Dentuças começou a patinar, logo empurrando os companheiros. Foi ganhando cada vez mais velocidade, até que de repente, viu que o gelo terminava e… aterrissou sobre a água gelada!

Entre críticas e palavras feias, Dentuças lá conseguiu sair da água. O seu orgulho tinha sofrido um rude golpe. Compreendeu que não deveria nunca mais atropelar os seus semelhantes.

(Ana Flor do Lácio, 03/05/2009)

Ana Flor do Lácio
Enviado por Ana Flor do Lácio em 01/09/2010
Reeditado em 01/09/2010
Código do texto: T2472118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.