Dudu o macaco que gostava de apelidar

Era uma vez um macaquinho muito esperto e brincalhão chamado Dudu. Vivia fazendo travessuras por onde passava. Escondia o guarda chuva da vovó, colocava apelidos em todo mundo, futucava o tio pelas costas e dizia que tinha sido os outros.

A onde ele estivesse a brincadeira rola solta. Ria de tudo e de todos. Falava mais que todo mundo, não deixava ninguém em paz.

O macaco prego seu melhor amigo, ele chamava de Magrito, o macaco aranha ele apelidou de Careta, pois dizia que ele vivia sempre fazendo caretas.

Dudu tava sempre de bom humor.

A mãe de Dudu a macaca Fofura vive chamando atenção dele lhe dizendo:

- Dudu diminui as traquinagens, você brinca demais. E muitos de seus coleguinhas macacos não gostam e se irritam com suas brincadeirinhas, principalmente dos apelidinhos que apesar de engraçados fazem todos rirem e alguns são maldosos.

Certo dia o macaco Magrito, oh desculpa, o macaco prego, organizou um grande jogo de futebol para comemorar seu aniversário entre seus amigos.

Para se vingar das brincadeiras de Dudu ele e seus colegas bolaram um apelido bem engraçado para ele: Pertubinha, isso por ser ele um sujeito que procurava conversa com todos.

Na hora do jogo o locutor no carro de som estacionado na lateral do campo fala bem alto a escalação do time:

- no gol o macaco Pertubinha!

A graça e o bom humor do macaco Dudu ao ouvir os risos de todos os seus colegas e da arquibancada quando o macaco prego locutor anunciou seu novo apelido.

Dudu ficou furioso, queria a qualquer custo acabar com o jogo aos gritos reclamava:

- isso aqui é uma molecagem, ninguém leva as coisas a sério, isso não é coisa que se faça! Ridicularizando um colega na frente de todos aqui.

Magrito com voz de gozação falou:

- oxente, Dudu, tu apelida e faz graça com todos aqui ninguém se irrita contigo, quando ti apelidam você não agüenta.

Dudu enfurecido falou:

- eu não vou mais jogar nesse time de perna de pau;

Foi logo tirando a camisa e as luvas jogando no chão e saiu correndo para casa e resmungando:

- eu quero a minha mãe!

Ao chegar os prantos em casa sua mãe já sabia de tudo foi logo dizendo a ele:

- Eu ti avisei para parar com essas brincadeiras de mau gosto.

- Seus colegas adoram você, e portanto, você deve respeitá-los e não ofendê-los;

Dudu contrariado perguntou:

- e agora mamãe o que devo fazer?

Respondeu sua mãe:

- volta lá e pede desculpas pra seus amigos e promete a eles que nunca mais você irá apelidar ninguém, pois o que não é bom pra gente a gente não dá pro outros;

O macaco Dudu meio encabulado com o conselho de sua mãe, assim fez.

Voltou ao campo e pediu desculpas e prometeu nunca mais apelidar ninguém com termos pejorativos. E gostaria também de não ser apelidado, pois ele aprendeu que não isso não era legal somente quando aconteceu come ele. Se ele soubesse antes que era ruim ser apelidado nunca teria feito isso com seus melhores amigos.

Todos ficaram comovidos com o depoimento verdadeiro e o desculparam e fizeram o trato, ninguém mais apelidaria ninguém. O trato foi combinando.

Nunca mais o macaco Dudu apelidou ou foi apelidado por ninguém, e ainda voltou a ser goleiro do time, a coisa que ele mais gostava.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 27/10/2010
Código do texto: T2581076