Lilo, o aprendiz de pescador.

I Capítulo

Lilo e a Curiosidade.

Danilo nasceu numa manhã ensolarada, bem pertinho do mar, ao longe podiam-se ouvir os murmúrios das ondas, acompanhado do trinar dos pássaros. Seu pai o senhor Jackson Lamaia era pescador e sua mãe a senhora Marília Lamaia, ajudava nas despesas da casa fazendo rendas para vender no artesanato local. Lilo foi crescendo em meio a redes, tarrafas, barcos, velas, remos. No frescor dos seis anos, já ajudava o pai na tarefa de organizar os materiais para a pescaria. Recebeu dos primos o apelido carinhoso de Lilo. Naquela manhã ele estava inquieto, olhou nos olhos do pai e falou sério.

-Papai, eu posso ir com o senhor?

-Prometo ficar bem quieto.

-Lilo meu filho, você ainda é pequenino, o mar é bravio.

-Vamos esperar mais um pouco, está bem?

-Tá, mas vai demorar muito?

-Um pouco.

Extremamente curioso o menino não parava de perguntar ao pai sobre o que existia de verdade no fundo do mar.Todas as noites ouvia sua mãe contar pequenas histórias de sereias, baleias,botos, ninfas, e cresceu cheio de indagações. Dona Marília fazia o almoço do marido á noite, para ele almoçar quando estivesse em alto mar, quando tivesse um descanso. Cuidadosa, recomendava que não jogasse as sacolas no mar.

-Meu querido por favor, não jogue as sacolas no mar, traga-as de volta, se não cuidarmos do Meio em que vivemos o que será de nós?

-Mamãe o que é meio em que vivemos?

-É a nossa comunidade, nossa casa, temos que ser vigilantes e não deixar que as pessoas maltrate a natureza.

-Deus te acompanhe Jackson, tenha uma boa pesaria.

O senhor Jackson se despediu da família e partiu para mais um dia de trabalho. Enquanto o barco se afastava lentamente, Lilo brincava de construir castelos na beira da praia com a areia molhada enfeitando com lindas conchas marrons e brancas.

-Vamos meu bem, tomar banho e ir para a escola.

A escola que Lilo estudava era muito colorida, própria para criança da sua idade, a professora era amada por todos.Quando perguntava a turma o que queriam ser quando crescessem, Lilo era o primeiro a responder.

-Eu vou ser cuidador dos animais que moram no fundo do mar.

-Muito bem, muito bem,para isso é preciso esforço e determinação, ainda temos que fazer muitas atividades, não é crianças?

-Eu também vou cuidar dos animais e do planeta falou Marina, minha mãe sempre diz que os homens estão destruindo o planeta com suas atitudes impensadas e nós somos as crianças do futuro, devemos cuidar de tudo senão ficaremos sem história.

-Parabéns garotada. E por falar em Meio Ambiente vamos concluir a tarefa desenhando o que cada um mais gosta e depois vamos ao recreio.

Desenhar era a atividade predileta da garotada, a concentração era geral cada qual criando a sua obra prima.

II Capítulo

A volta do Sr.Jackson

No finalzinho da tarde ao sair da escola Lilo ia esperar seu pai

na praia. O interessante é que ele gostava de apreciar o céu, as nuvens, as aves...No rostinho dele via-se o semblante de uma criança feliz.

-Ao longe viu a vela branca do barco do seu pai.

-Olha! O papai já vem vindo.

-Mamãe olha lá!

Naquela tarde o sol deitara-se mais cedo, os coqueiros balançavam as copas saudando os pescadores, todos estavam satisfeitos.

-Venha querido vamos ajudar o seu pai.

-Vamos depressa mamãe, quero abraçar o papai e ver se ele pescou muitos peixes.

-Lilo, quanta saudade, a pescaria foi excelente.

-Oba! O que foi que pescou?

-Tubarão?

-Arraia?

-Sereia?

-Boto?

-A pesca foi de fartura, trouxe peixes, camarões, siris...

-Veja quanta coisa mamãe!

-Tudo isso é para vender papai?

-Nem tudo filho, vamos separar o que irei negociar e o que é para o nosso consumo.

-E o que é consumo papai?

-É o que nós iremos comer.

-Tá bom.

Contente a família foi para casa, levando todo o pescado. Logo após o jantar, Lilo foi fazer as tarefas que a professora passara para casa.

(Continua )