Raiozito, um raiozinho que quer brilhar

Era uma vez um raio muito tímido e pequenino chamado Raiozito.
Seu sonho era ser um grande e poderoso raio.
Lá do alto do céu ficava a olhar os outros amigos pelas nuvens a deslizar.
Escondido num cantinho, com olhar perdido e sonhador, observava as extensas luzes iluminarem, enquanto o ensurdecedor barulho dos trovões felizes ressoavam.
- Ah, um dia terei coragem de lançar-me pelo céu, mas enquanto não consigo, fico aqui ao léu.
Seu pai fora um belo e gigantesco raio que o céu atravessou, caiu pela terra e nela se entranhou.
- Como é triste ficar sozinho!
- Sou apenas um pequenino raiozinho! -pensou o pobrezinho.
- Se ao menos eu fosse corajoso poderia viajar, entre as nuvens com meus amigos, e sentiria a gostosa e refrescante brisa da chuva de perto!
O tempo foi passando e Raiozito cresceu.
Num dia especial um milagre aconteceu.
O céu de repente escureceu, pretejou. As árvores debatiam-se rapidamente.Os animais corriam assustados para todos os lados.
As pessoas procuravam abrigo onde pudessem estar seguras.
Um brilho majestoso e ofuscante azulado acompanhado de um estrondoso som, pelo céu manifestou-se.
Admiradas e assustadas as pessoas olharam para cima e comentaram:
- Olhem que lindo raio rasgando o céu!!!
- Dá medo de ver tamanho poder!!!
Lá de longe Raiozito ouviu e sorriu todo orgulhoso, então confiante e alegremente pelo firmamento se lançou!
- Que sensação de liberdade!
- Como estou contente!  - diz o feliz Raiozito.
- Agora posso pelo céu viajar e embelezar mostrando a força da mãe natureza!
Depois desse acontecimento, na memória das pessoas a luz de Raiozito ficou, pois neste dia o céu teve o seu mais belo colorido, e o
mais forte estrondo que já se ouviu!

Kunti

Conto participante do livro Jardim das poesias e contos infantis publicado pela Editora Mago de Oz em 2016


 

Kunti
Enviado por Kunti em 27/02/2011
Reeditado em 24/02/2022
Código do texto: T2818374
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.