O ANJO DA PEDRA DO PARAÍSO

HÁ MUITOS, MUITOS ANOS ATRÁS, AQUI NA BELA E QUERIDA DESTERRO, ILHA DE SANTA CATARINA, NO ALTO DO MORRO MAIS CENTRAL DA ILHA, VIVIA UM ANJO...

NAQUELA ÉPOCA, AS ENCOSTAS DO MORRO, ERAM COBERTAS POR UMA BELA E FARTA VEGETAÇÃO. NO LOCAL, TAMBÉM SE PODIA OBSERVAR UMA VARIEDADE ENORME DE PÁSSAROS E MUITOS ANIMAIS DE PEQUENO PORTE, COMO, GAMBÁS, LAGARTOS, COBRAS, CÃES SELVAGENS...

NO MEU OLHAR DE MENINO INOCENTE, A MAIOR DE TODAS AS BELEZAS ALI EXISTENTES, ERAM AS FONTES DE ÁGUA. ÁGUAS FRESQUINHAS E CRISTALINAS, QUE, AS PESSOAS SEM MUITA VISÃO DO BELO E RARO PRESENTE DE DEUS, SIMPLESMENTE, CHAMAVAM AS FONTES DE BICAS. MAS, CREIO QUE DEVERIA HAVER, UMA OU DUAS PESSOAS POR ALI QUE TINHAM UM OLHAR TALVEZ COMO O MEU. NOTARAM QUE TUDO POR ALI ERA DE GRANDE BELEZA E HARMONIA, REFLETINDO A GRAÇA E BONDADE DO CRIADOR, E, PASSARAM A CHAMAR O LOCAL DE PEDRA DO PARAÍSO.

TUDO NO REINO DA PEDRA DO PARAÍSO ERA BELEZA, PAZ E HARMONIA.

PRÓXIMOS AO LOCAL MORAVAM POUCAS PESSOAS QUE POR ALI JÁ VIVIAM DESDE MUITO TEMPO.

OS ANOS SE PASSARAM... O ANJO CUIDANDO DO PARAÍSO... AS CRIANÇAS QUE ALI MORAVAM FORAM CRESCENDO... CASANDO... VIERAM OS FILHOS... AS FAMÍLIAS AUMENTANDO... AUMENTANDO... E, OUTRAS PESSOAS MAIS, CHEGANDO PARA MORAREM AOS PÉS DA PEDRA DO PARAÍSO.

EM POUCO TEMPO, O DESMATAMENTO VIROU ATIVIDADE DIÁRIA QUE TODOS JUSTIFICAVAM DIZENDO, QUE ERA PARA DAR CONDIÇÕES DE CONSTRUÍREM-SE NOVAS CASAS.

ALÉM DO DESMATAMENTO, MUITOS, SE NÃO TODOS, PERSEGUIAM E CAÇAVAM OS PÁSSAROS E OS OUTROS ANIMAIS. OS PÁSSAROS ERAM APRISIONADOS EM GAIOLAS OU VIVEIROS, E, OS OUTROS ANIMAIS ERAM COMIDOS. QUEM SABE, ATÉ MESMO OS PÁSSAROS.

O ANJO DEVE TER SENTIDO PENA DAQUELAS PESSOAS, E, PEDIU QUE DEUS TOCASSE O CORAÇÃO DE TODOS. TALVEZ ASSIM, ELES CUIDASSEM COM AMOR, RESPEITO E CARINHO DO BELO PRESENTE QUE DEUS LHES DERA.

ALGUMAS PESSOAS ILUMINADAS POR DEUS NOTARAM QUE A BELEZA E A HARMONIA DO PARAÍSO MOSTRAVAM DESEQUILÍBRIO, MAS, HAVIAM OS AFAZERES QUE LHES TOMAVAM TODO O TEMPO, E , QUEM SABE, AMANHÃ SE FARIA UM MUTIRÃO...

E ASSIM, OS ANOS FORAM SE PASSANDO... MAIS OUTRAS PESSOAS NÃO TENDO ONDE MORAREM, FORAM CHEGANDO... E, POR FIM, COMEÇARAM OS DESMATAMENTOS E CONSTRUÇÕES BEM PRÓXIMOS A PEDRA DO PARAÍSO.

O BELO E VIÇOSO VERDE QUE COBRIA TODO O ALTO DO MORRO E ARREDORES DEU LUGAR AO CINZA MÓRBIDO DAS QUEIMADAS. AS FONTES DE ÁGUA SECARAM, RESTANDO APENAS UMA. E PARA MINHA TRISTEZA, E , CREIO DE MAIS ALGUNS POUCOS, OS PÁSSAROS E DEMAIS ANIMAIS QUE NÃO FORAM CAÇADOS, FORAM SUMINDO.

... E O ANJO CHOROU...

TODOS SENTIRAM, PORÉM, NINGUÉM SE DISPUNHA DE AO MENOS ESBOÇAR UMA TENTATIVA, QUALQUER COISA PARA QUEBRAR O CICLO MACABRO.

... E OS ANOS PASSANDO... MAIS PESSOAS CHEGANDO... AS POUCAS ÁRVORES QUE SOBRARAM IAM TOMBANDO; MUITAS PEDRAS FORAM QUEBRADAS E CORTADAS; GRANDES BURACOS FORAM ABERTOS NA TERRA JÁ ESTORRICADA; MAIS DO POUCO VERDE VIROU QUEIMADA; O LIXO MAL ACONDICIONADO OU SENDO JOGADO NA RUA ATRAIU RATOS, MOSCAS E BARATAS, BEM COMO, AO CAIR NOS ESGOTOS E BOCAS DE LOBOS, ALAGAVA A RUA E ALGUMAS CASAS.

DEFINITIVAMENTE ESTAVA QUEBRADA A BELEZA E A HARMONIA DO PARAÍSO.

... O ANJO SENTINDO-SE INADEQUADO... PARTIU...

OUTROS ANOS SE PASSARAM, E, A TERRA NUA, DESPIDA DO SEU MANTO PROTETOR, O VERDE, A CADA CHUVA, COMO QUE TOMADA PELO DESESPERO, DESCIA O MORRO, FEITA AVALANCHE...

A TERRA ESTAVA SÓ... NÃO TENDO MAIS A COMPANHIA DO ANJO E A PROTEÇÃO DO SEU MANTO, NÃO CONSEGUIA MAIS ABRAÇAR AS SUAS COMPANHEIRAS, AS PEDRAS, QUE POR ESTAREM SOLTAS, VEZ POR OUTRA, ABANDONAVAM O PARAÍSO...

IRONICAMENTE, MUITAS PESSOAS FALAVAM QUE NÃO CONSEGUIAM ENTENDEREM PORQUE TANTAS PEDRAS ROLAVAM MORRO ABAIXO. OS POBRES COITADOS PARECIAM ESTAR CEGOS. NADA VIAM, OU, FINGIAM NÃO VEREM.

QUANDO TUDO PARECIA QUE TERMINARIA EM ABANDONO TOTAL, EIS QUE, ALGUMAS PESSOAS PREOCUPADAS E ESPERANÇOSAS SOBEM O MORRO, E, PEDEM AO ANJO QUE VOLTE E RESTABELEÇA A BELEZA, A HARMONIA E A PAZ DO PARAÍSO.

AOS PÉS DA MAJESTOSA PEDRA, PLANTARAM ALGUMAS MUDAS DE ÁRVORES E OUTROS TIPOS DE VEGETAÇÃO NATIVA, FIRMANDO O COMPROMISSO DE CONTINUAREM COM O PLANTIO BEM COMO DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA O RESGATE DA BELEZA, HARMONIA E PAZ DO PARAÍSO...

PRONTAMENTE O ANJO OUVIU E ATENDEU OS APELOS DAQUELA GENTE CUIDADOSA E AMOROSA.

AO VER OS PRIMEIROS SINAIS DO MANTO PROTETOR DA TERRA... O ANJO EMOCIONADO, CHOROU...

AS LÁGRIMAS DO ANJO REGARAM AS PEQUENINAS ÁRVORES QUE AO SENTIREM SOBRE SI E EM SUAS RAÍZES, AS SINGELAS E PRECIOSAS LÁGRIMAS DO BONDOSO ANJO, AMOROSAMENTE FIXARAM-SE NO SOLO, E, HOJE, ESTÃO FORTES, VIÇOSAS E BELAS... SÃO PEQUENOS SINAIS DE QUE A BELEZA, A HARMONIA E A PAZ ESTÃO VOLTANDO AO SANTUÁRIO DO PARAÍSO...

HOJE, AS LÁGRIMAS DO ANJO, SE PERPETUAM ATRAVÉS DAS CHUVAS E CONTINUAM REGANDO O FÉRTIL SOLO DO PARAÍSO, QUE ESPERA POR MAIS MÃOS AMIGAS QUE ALI DEPOSITEM UMA ÁRVORE, OU, SIMPLESMENTE UMA FLOR...

O ANJO AINDA ESTÁ LÁ... ESPERANDO POR MAIS MÃOS...

... MÃOS COMO AS NOSSAS...

(TEXTO DOS ANOS NOVENTA, PARA CONSCIENTIZAR E MOTIVAR AS CRIANÇAS E OS JOVENS DAS CATEQUESES DE PRIMEIRA EUCARÍSTIA E DO SANTO CRISMA, SOBRE O MEIO AMBIENTE)

MORACY GOMES FILHO
Enviado por MORACY GOMES FILHO em 05/11/2011
Reeditado em 03/10/2012
Código do texto: T3318555
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.