A presidenta é excelenta!

Uma tarefa escolar e uma dúvida no ar. O comando da questão dizia: "O que você pensa sobre a presidente da república? Escreva um texto expressando sua opinião". De repente, Joana levantou a mão e perguntou à professora: " Tia Maria, o certo não é presidenta?".

Observando a aflição de sua aluna, a tia esclarece: " É comum, hoje em dia, aceitar as duas palavras. As antigas gramáticas portuguesas já registravam a forma presidenta, portanto, as duas formas são aceitas. A nossa língua é o nosso meio de comunicação e ela muda com o passar do tempo. Mas ainda há pessoas que julgam ser um equívoco falar presidenta, pois o que define o gênero desta palavra é o artigo que a antecede : a presidente ou o presidente. É interessante observar que com a luta dos movimentos sociais e a valorização das questões de gênero, a língua está mudando e a gramática, se ajustando. Você compreendeu?".

A menina olhou para a professora e, pensando um pouco, respondeu que sim. Mas fez outra pergunta: " A palavra presidente é bissexual?".

A professora, percebendo que os colegas fariam piadinhas com a menina, respondeu protamente " É sim, usa-se a mesma palavra para o homem ou a mulher, só muda o artigo. É uma palavra comum aos dois gêneros. Depois eu te explico mais, ok!?" . Foi uma resposta muito criativa, pois deteve a malícia de alguns.

Aquela redação era o dever de casa, coisa que a Joaninha mais gostava de fazer. Saiu da escola apressada, entrou no ônibus escolar e ficou pensando em como começaria o texto. Resolveu, então, fazer de Dilma uma amiga imaginária em versão infantil!

Chegando em casa, falou para todo mundo que ela ia escrever sobre a presidenta. Almoçou bem rapidinho e começou a escrever.

No dia seguinte, apresentou sua redação à professora. Maria sorriu ao ler o texto e disse: " A Emília, do sítio, ia amar seu texto! Ela adora neologismos e frases criativas". O texto dizia:

" A presidenta é muito boa genta. Acho que deve ter sido boa estudanta. Também deve ter sido uma filha obedienta.

O que mais gosto é que ela é pacienta e nunca esquenta se falam mal dela.

Ela parece séria, mas eu a imagino muito sorridenta e alegra.

Sei que é muito inteligenta, competenta, valenta e experienta. É humilda e nunca é arroganta nem ignoranta. Resumindo, a presidenta é excelenta!

De Joana, do quinto ano".

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP)
Enviado por Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira (MCSCP) em 30/12/2011
Reeditado em 16/01/2013
Código do texto: T3413337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.