O Experimento de Criança

(não façam isso em casa!)

1-Coloquei uma lampada dentro de um recipiente de plastico fosco, ele nao derreteu, esquentou pouco, atravessou pouca luz.

2- Coloquei a lampada num recipiente de metal de lata de Nescau. Corte a parte de baixo e rosqueei a lâmpada atravessando o buraco com contato com o metal.

A lampada não acendeu. ouvi um clic, o fio desconectou do parafuso do soquete.

Liguei o fio novamente e rosqueei com o fio na tomada. A lampada não acendeu, mexi um pouco ela acendeu. Começou a esquentar o recipiente de metal absurdamente. Desliguei da tomada. Tentei tocar no metal ligada a lampada para ver se da choque. Não senti a eletricidade. Chacoalhei a lampada, fazia um ruido, talvez estavesse quebrado o filamento, mas quando eu tentei ligar novamente, ela acendeu. Sera que a a lata estava carregada eletricamente e acendeu o filamento mesmo quebrado? Para não correr o risco eu tirei a lampada do contato direto com a lata, mas a lata estava em contato com o vidro da lampada. A lata esquentou mais rápido que um ferro de passar! Tive que desligar. Eu havia enventado um aquecedor eletrico!

Minhas idéias foram mais abrangentes. Pensei: Talvez se clocasse uma lupa em cima da lata, poderia fazer o aquecedor eletrico com a luz do sol e salvar a humanidade!

Fui atras de uma lente de grau, procurei em algumas oticas entao encontrei uma pessoa chamada Rogério que fazia a lente para mim, por um otimo preço. Ele perguntou qual o tamanho da lente. Um dedo. Pesguntou de acrilico ou de cristal. Não sei, qual reflete mais? Poque ele não falou em vidro? Quero uma concava e uma convexa. Qual o grau? Uma fraca, para teste por enquanto. Tras o tamanho certo do recipiente que eu faço. Ok. Pouco tempo depois eu levei o meu esperimento para ele ver. Disse que iria fazer uma lampada elétrica. Ele trouxe algumas lentes, falei que queria uma concava e uma convexa. Testei a lente com a lampada lá, ela acendeu, deu pouca diferença na luminosidade com as lentes. Aquelas lentes eram fracas. Falei qe precisava fazer a luminosidade ir reta. Talvez precisasse de biconcava. Ele me emprestou uma lente torta e uma lente com -5.00 / 0.00 graus. Eu enchegava pela lente quase da mesma forma de um lado ou de outro. Era praticamente o grau do meu oculos. Logicamente eu sei que uma lente concava é a que tem cavidade. Falei que o recipiente esquetava mais que ferro. Ele emprestou duas lentes para mim fazer experimentos em casa. Foi bondoso. Levei as lentes. Ele disse para mim testar com um cano. Legal, ele acha que eu sou criança, talvez tenha achado que sou um menino esquizofrenico, se preocupou com minha segurança ou que eu não fizesse alguma arte. Falei pra ele que precisava de uma lente bem forte. Talvez aquelas lentes fossem caras, ele me emprestou de graça aquelas. Talvez ele tenha gostado da minha ideia e vá querer patentear pra ele, talvez ele faça experimentos em casa também, talvez tenha gostado de mim ou de eu saber o nome dele, talvez ele queira que e desista da minha idéia. Mas não vou desistir. Tenho um binoculos em casa, e ainda vou comprar uma lente de verdade! Mas agora, preciso o jogo de video-game que comecei ontem. Mais tarde eu faço esperimentos.

gustavo de moraes
Enviado por gustavo de moraes em 11/06/2012
Código do texto: T3717777
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.