DESVENDANDO CHAPEUZINHO: UMA ANÁLISE SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA QUE CONQUISTOU GERAÇÕES

DESVENDANDO CHAPEUZINHO: UMA ANÁLISE SOBRE OS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA QUE CONQUISTOU GERAÇÕES

Por Jales Renan Silva Reis6

Você já ouviu falar na história de Chapeuzinho Vermelho? Aquela menina com uma capa vermelha que segue pela floresta até a casa de sua avó para entregar-lhe uma cesta de alimentos preparados por sua mãe? Pois é, vamos pensar um pouco sobre esse conto de fadas que atravessa gerações e por onde passa, permanece na mente das crianças, dos jovens e dos adultos.

Para quem nunca ouviu nada a respeito, sintetizarei a história que geralmente é passada de pai para filho ao longo dos anos, mas que não é a história original*.

• Resumo:

Trata-se de uma menina que, ao pedido de sua mãe, segue pela floresta com uma cesta de comida1 em direção à casa de sua avó, que está muito doente. No caminho, Chapeuzinho encontra com um lobo, que lhe pergunta o que há na cesta e para onde ela se dirigia. Chapeuzinho responde às perguntas do lobo, que lhe aconselha pegar outro caminho para chegar até a casa. Chapeuzinho, ingênua, segue o conselho do lobo e acaba pegando o caminho mais longo. O lobo, esperto, chega primeiro à casa, devora a avó de Chapeuzinho, se veste com a roupa da velha e aguarda a chegada da menina. Chapeuzinho chega, bate da porta e se depara com sua “avó” deitada na cama. Desconfiada, a criança pergunta sobre o tamanho dos olhos, das orelhas, do nariz, das unhas e dos dentes da suposta “avó”. Em dado momento, o lobo se revela e tenta devorar Chapeuzinho Vermelho, que grita e antes que o pior aconteça surge um caçador2 que atira no lobo, salvando a menina. Dependendo da versão, o final é representado pelo caçador “abrindo” a barrida do lobo e salvando a avó que havia sido devorada.

Este resumo tal como foi contado é muito simples e tem uma moral básica: crianças não devem desrespeitar os adultos e nem falar com estranhos.

Porém, a análise que será apresentada se baseia em uma versão diferente, onde a menina não pega o caminho mais longo como sugere o lobo. Podemos entender que, se uma menina sai pela floresta sozinha, ela precisa passar o menor tempo possível em tal ambiente para fazer tal trajeto, pois a floresta é perigosa e nela existem diversos animais que podem trazer perigo à uma criança sozinha e indefesa. Desta forma, necessariamente, Chapeuzinho precisa pegar o caminho mais curto para chegar até a casa, pois, quanto menor o tempo a ser gasto no trajeto, melhor para sua segurança. A grande pergunta que move a história de Chapeuzinho Vermelho é: “Se ela pega o caminho mais curto, como o lobo mau consegue chegar primeiro à casa?”

Podemos pensar diversas maneiras de o lobo conseguir chegar primeiro que ela. Mas o fato é que o caminho mais curto já está sendo usado pela protagonista e sabemos que “não existe atalho para um caminho mais curto”. Uma das coisas que explica isso é a famosa música que Chapeuzinho canta: “Pela estrada afora, eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha...”. Chapeuzinho segue pela estrada normalmente e por isso não pega atalho algum.

Nota-se que a aparição do lobo mau é insubstituível. O lobo3 representa o perigo, a cautela, a sabedoria e o medo. É claro que ele iria aparecer, mais cedo ou mais tarde, pois como mencionado anteriormente, as chances de isso acontecer eram grandes, devido às circunstâncias do ambiente hostil que a menina se encontrava. Aqui cabem duas observações importantes. A primeira delas é: Não havia necessidade do lobo perguntar à Chapeuzinho para onde ela se dirigia, pois a música que a menina canta já “entrega” o destino: “... levar esses doces para a vovozinha...”. O lobo, personagem esperto e astuto, poderia se dirigir diretamente à casa da avó, sem questionar Chapeuzinho. A segunda observação é que, não havia necessidade do lobo se dirigir à casa para devorar Chapeuzinho, pois ele poderia fazer isso ali mesmo, naquele momento sem dificuldade.

Então até agora temos três perguntas para responder:

• Como o lobo mau chega primeiro à casa, se Chapeuzinho Vermelho pega o caminho mais curto?

• Porque o lobo mau parou Chapeuzinho Vermelho para lhe perguntar para onde ia, se a própria música cantada pela menina já dizia o destino?

• Porque o lobo prefere ter o trabalho de ir até a casa para devorar Chapeuzinho, se ele poderia ter feito isso no caminho quando eles conversaram?

Existe uma “chave” que consegue abrir todas as “portas” e responder a estes questionamentos. Mas antes de falar dela, vamos outras observações para pensar sobre a história.

Quando Chapeuzinho Vermelho chega até a casa, ela bate na porta e aguarda que sua suposta avó lhe responda. Como já sabemos que a avó está na barriga do lobo há muito tempo, a voz que Chapeuzinho ouve não é de sua avó e sim, do lobo mau: “Entre minha netinha...”. Chapeuzinho entra, diz que veio visitá-la e lhe trouxe uma cesta de doces.

Logo percebe que a avó está estranha, e surge as famosas perguntas, seguidas das famosas respostas:

“Nossa vovó, que olhos grandes você tem...” / “São para te ver melhor, minha netinha...”

“Nossa vovó, que orelhas grandes você tem...” / “São para te ouvir melhor, minha netinha...”

“Nossa vovó, que nariz grande você tem...” / “São para te cheirar melhor, minha netinha...”

“Nossa vovó, que unhas grandes você tem...” / “São para me coçar melhor, minha netinha...”

E a última, refere-se sempre à boca do lobo, meio que este utiliza para devorar suas presas:

“Nossa vovó, que boca grande você tem...” / “É para devorar melhor você!!!”

Neste momento, o caçador, que “passava pelo local” ouve os gritos de Chapeuzinho e corre para tentar salvá-la. Chega até a casa se depara4 com o lobo quase por devorar a menina e, sem pensar duas vezes, atira com sua espingarda no animal, que morre finalizando a história.

Temos aqui um outro questionamento que nos levará a pensar por toda a história, além de ajudar a desvendar as três perguntas anteriores que rondam o enredo: Você que leu até aqui, acredita que o caçador aparece na história de “penetra”, ou seja, foi sorte ele estar passando pelo local e ter ouvido a menina gritar por socorro ou ele já sabia o que estava prestes a acontecer na casa?

Temos então quatro perguntas até agora:

• Como o lobo mau chega primeiro à casa, se Chapeuzinho Vermelho pega o caminho mais curto?

• Porque o lobo mau parou Chapeuzinho Vermelho para lhe perguntar para onde ia, se a própria música cantada pela menina já dizia o destino?

• Porque o lobo prefere ter o trabalho de ir até a casa para devorar Chapeuzinho, se ele poderia ter feito isso no caminho quando eles conversaram?

• O caçador entra na história por acaso ou ele já sabia o que Chapeuzinho estava prestes a ser devorada pelo lobo na casa da Vovó?

Para desvendarmos esta história devemos ter em mente que os questionamentos aqui levantados não são isolados e não representam os únicos existentes na história. O que pretendo dizer é: existem outras “interrogações” que podem ser levantadas e refletidas por qualquer que seja o leitor da história e essas que serão apresentadas não são as únicas.

Diante disso, concentremo-nos então somente àqueles pensamentos aqui levantados.

Trabalhando com os personagens, observamos que Chapeuzinho Vermelho é a personagem principal, seguido de sua mãe5, do lobo mau, da vovó e do caçador. Observe que existe apenas um personagem que aparece na história duas vezes: o lobo mau (quando encontra a menina no caminho e na casa da avó, quando espera por Chapeuzinho). Não é por acaso. Os outros personagens aparecem apenas uma vez: a mãe da menina(no início da história), a vovó(que apesar de subentendido, participa mesmo sendo devorada pelo lobo) e o caçador (que surge no final e mata o lobo, salvando a menina). Sabe o que existe de “anormal” nestes personagens? A falta de equilíbrio nas participações.

Se observarmos com atenção, temos três personagens participando apenas uma vez (mãe, vovó e caçador) e apenas um deles participando duas vezes na história (o lobo mau). É a partir daí que vamos começar a nossa análise.

Precisamos de equilíbrio para desvendar as perguntas deste conto. Primeiramente, para que se tenha um equilíbrio na história de Chapeuzinho, pelo menos um dos personagens que aparece na história apenas uma vez precisa necessariamente de mais uma participação. O que quero dizer com isso é que a mãe de Chapeuzinho tem que participar mais uma vez na história e não somente no início, ou a vovó tem que participar mais uma vez na história e não somente no final ou o caçador deve fazer mais uma aparição. Dentre os três, aquele que é o mais fácil de ser trabalhado e tem uma participação mais significativa é o caçador, pois a mãe da menina apenas pede para que ela faça o favor de levar a cesta até a casa e desaparece do enredo e a vovó somente participa quando é supostamente “devorada” não abrindo espaço para nenhuma outra interpretação que nos ajude neste momento. Então, temos o caçador como personagem que deve aparecer mais de uma vez na história e não somente ao final da narrativa.

Analisando e trabalhando em cima dos fatos, podemos desenvolver as respostas:

Já sabemos então que Chapeuzinho Vermelho segue pela estrada (caminho mais curto) mas mesmo assim o lobo chega primeiro. Sabemos também que o caçador deve aparecer mais de uma vez na história. Pois bem, para que o caçador participe da história mais de uma vez (e não somente ao final), ele deve “aparecer” durante o trajeto da menina até a casa e é isso que acontece. Assim que Chapeuzinho responde para o lobo que está indo para a casa da Vovó e que na cesta havia doces para ela, o lobo ouve alguns passos vindos da mata e temendo ser o caçador por perto, se despede da menina e volta para a floresta. Passado algum tempo, surge o caçador, que encontra com Chapeuzinho:

“Para onde vai uma menina tão sozinha nesta floresta perigosa?” – pergunta o caçador.

“Estou indo visitar a minha avó” – responde a menina.

“E o senhor, o que faz sozinho nesta floresta perigosa?” – indaga a menina.

“Eu caço lobos.” – responde o caçador.

“Poxa, eu acabei de encontrar com um lobo há alguns minutos atrás.”

“É mesmo? Ele fez alguma coisa com você? O que aconteceu?” – pergunta o caçador, preocupado.

“Não não, nada de mais. Ele apenas me perguntou para onde eu ia e o que tinha na cesta.” – responde Chapeuzinho.

“E você disse o que à ele?” – pergunta o caçador.

“Disse que estava indo visitar a minha avó e que na cesta há doces para ela.” – responde ingenuamente a menina.

Este é o ponto chave! O caçador encontra-se com a menina após o lobo, porém as versões da história não trazem esta passagem, dificultando as interpretações.

A partir do momento que o caçador se depara com a menina e os dois começam a conversar, o lobo mau tem “sinal verde” para seguir pela floresta até a casa da Vovó sem se preocupar com o caçador, que naquele momento conversava com a menina na estrada. Com esse pequeno “detalhe”, conseguimos responder às perguntas que foram feitas no início:

• Como o lobo mau chega primeiro à casa, se Chapeuzinho Vermelho pega o caminho mais curto?

R: O lobo mau chega primeiro à casa da Vovó pois aproveita o momento em que o caçador conversa com a menina na estrada para seguir pela floresta em segurança, chegando primeiro à casa.

• Porque o lobo mau parou Chapeuzinho Vermelho para lhe perguntar para onde ia, se a própria música cantada pela menina já dizia o destino?

R: A intenção do lobo era devorar Chapeuzinho ali na estrada mesmo. Ele não faz isso pois ouve um barulho vindo da mata, que sugere ser o caçador por perto e desta forma prefere se esconder do que arriscar devorá-la ali.

• Porque o lobo prefere ter o trabalho de ir até a casa para devorar Chapeuzinho, se ele poderia ter feito isso no caminho quando eles conversaram?

R: Como dito anteriormente, a intenção do lobo era devorar Chapeuzinho ali na estrada mesmo. Ele não faz isso pois ouve um barulho vindo da mata, que sugere ser o caçador por perto e desta forma prefere se esconder do que arriscar devorar a menina na estrada. Além disso, a partir do momento que o caçador se encontra com a menina, torna-se inviável o lobo tentar devorá-la. Desta forma, sabendo para onde a mesma se dirigia, resolve ir até a casa passando pela floresta, uma vez que o caçador não estará mais por perto.

• O caçador entra na história por acaso, ou ele já sabia o que Chapeuzinho estava prestes a ser devora pelo lobo na casa da Vovó?

R: As duas coisas. O barulho que o lobo ouve na floresta enquanto conversava com Chapeuzinho era mesmo do caçador. Desta forma, infere-se que foi um acaso ele estar passando ali naquele momento e com o barulho ter espantado o lobo sem querer. Quando Chapeuzinho conta para o caçador que se encontrou com o lobo minutos antes, dizendo para onde se dirigia, este percebe que o lobo já deve ter passado por eles e provavelmente aguarda a menina na casa da avó para devorá-la.

Um fato interessante e que deve ser levado em consideração é que o caçador deixa que a menina siga sozinha até a casa. Ele poderia acompanhá-la, pois sabia do perigo que a mesma estava correndo.

• Porque ele não vai junto com a menina, para protegê-la?

Esta resposta é simples. O caçador se lembra de que além da menina estar correndo perigo, existe outra pessoa que também se encontra em uma situação difícil: a Vovó.

Assim sendo, a história continua:

O caçador se despede rapidamente da menina, pede para que ela tome cuidado e sem falar nada, desaparece na mata: neste momento ele está indo em direção à casa da Vovó. Quando o caçador chega perto da casa, vê a porta fechada e resolve olhar pela janela o que estava acontecendo lá dentro, pois não havia nenhum sinal do lobo do lado de fora. Próximo à janela, ele visualiza o lobo vestindo a roupa da avó da menina: tarde demais: nada podia ser feito, pois a avó da menina acabara de ser engolida.

É neste momento que o caçador ouve a música que Chapeuzinho canta e percebe que a menina se aproxima pela estrada. O caçador então se esconde na mata próxima à casa e deixa que ela bata na porta, pois não há tempo de informá-la sobre o perigo, ou o lobo descobriria tudo.

Assim que a menina entra na casa e faz as famosas perguntas para a “avó”, o caçador aguarda o momento certo para salvá-la, pulando a janela e atirando no animal assim que este se prepara para devorá-la.

Final feliz, todos vivos e a salvo. Como mencionado anteriormente, existem versões que, assim que o lobo é morto pelo caçador, este “abre” a barriga do animal, salvando a Vovó.

*A história original de Chapeuzinho Vermelho possui uma interpretação simples e pode ser conferida na obra DARNTON, Robert. O grande massacre de gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro, Graal, 1986.

1 As versões mais conhecidas trazem doces como o conteúdo da cesta. Porém, vários tipos de alimentos podem ser levados por Chapeuzinho Vermelho e desta forma, não existe um consenso histórico. Ela pode levar qualquer alimento, pois o foco da história não se encontra no conteúdo da cesta e sim nos desdobramentos do caminho até a casa da avó.

2 ou lenhador, dependendo da versão.

3 Assim como na história de “Os três porquinhos”, o lobo mau é um personagem chave para colocar movimento ao enredo.

4A forma como o caçador entra na história é questionável. Dependendo da versão, ele pula a janela e atira no animal, ou adentra a casa pela porta da frente que fora deixada aberta pela menina.

5Considero aqui como personagem a mãe de Chapeuzinho, apesar de não influenciar diretamente na história, pois ela (a mãe) só aparece no início e não reaparece.

6Pedagogo, formado pela Universidade de Brasília – UnB/DF.

Todas as imagens contidas no texto foram retiradas da internet. Direitos autorais reservados.