as aventuras de Fralicio "o Pé de garrafa"http://youtu.be/Cxo1lA7a9-0







As aventuras de Fralicio


Meus amiguinhos,chegara o outono e,com ele,o tempo das chuvas...
Algumas vezes,as monções ou período de chuvas prolongadas durava vinte dias sem parar um minuto sequer e restava aos moradores permanecer em suas casinhas,admirando ,através a janela,as gotas d’água que chegavam a estalar ao contato com o chão.As plantinhas ficavam encurvadas sob o peso da chuvarada e o céu mantinha-se encoberto pelas densas nuvens.As crianças ficavam amofinadas,pois,não podiam sair para brincarem e a única solução era a comadre avestruz,maravilhosa contadora de historinhas infantis.
Desta forma,comadre marreca,compadre gambá,dona rata e as demais mães,levavam seus filhotes a casa de comadre avestruz que distraia com suas narrativas.
“-Amiguinhos vocês ,já,ouviram a historia do “pé de garrafa”?
-”Não !Responderam todos.
Pois bem,vou contar a historia em que Fralicio enfrentou o “pé de garrafa”
Lá,bem próximo a subida do monte Arati,havia uma caverna escura de onde se ouvia um estranho assobio e quem se aproximasse ,encontrava o misterioso “Pé de garrafa”
Vou descrevê-lo para voxes verem como o bicho era feio!
Parecia um homem peludo com um único olho,um enorme chifre na testa,um braço e uma poderosa garra.Chamava atenção o seu umbigo branco...O monstro chamava a quem se aproximasse da entrada da caverna e se olhasse para ele,o “Pé de garrafa” seguia
ate a casinha de nosso amigo e,lá o atacava!
O filho do coelho João Bolinha gritou:-”Comadre avestruz,por que ele é chamado de Pé de garrafa?”
“AH! Ia me esquecendo,ele não tinha pé e sim um fundo de garrafa,daí o seu nome”
Um dia,comadre pata andava distraída,quando ouviu o assobio e,olhando para traz ,viu o terrível bruxo.-”Como posso chegar ao lago de Bengoa?”Indagou o Pé de garrafa.
-Ingênua,dona Pata respondeu:-”Siga aquele caminho”.
Pronto,o bicho não deixou comadre Pata em paz e foi seguindo-a,o que provocou um medo danado!
A sorte de dona Pata é que comadre tartaruga,a tudo assistia e,imediatamente,foi ter com nosso herói,o Fralicio.
Meus amiguinhos,todos os bichinhos estavam amedrontados com a possibilidade da chegada do “Pé de garrafa”.
Compadre macaco,compadre gato,compadre sapo e compadre rato construíram uma enorme gaiola de madeira e seguiram Fralicio.
Meus amiguinhos,o Pé de garrafa abrira sua bocarra com,apenas,um dente e se preparava para engolir a dona Pata,coitada!Nosso herói tinha que ser rápido e pensou:-”Aonde devo atirar minha pedrinha mágica?”
Foi ai,que comadre tartaruga falou:”-Fralicio,eu acho que o umbigo branco é seu ponto fraco !”
Fralicio,prontamente,atirou a pedrinha mágica que atingiu o umbigo branco do Pé de garrafa.O bicho rodopiou e...tchacabumm caiu estrebuchando no chão!
Os amigos ,com muito trabalho,colocaram o Pé de garrafa na gaiola de madeira e compadre sapo preparado com seu balão azul,levou o malvado para uma nuvem bem distante com a forma cavalo...
Quando comadre avestruz acabou de narrar a historia do Pé de garrafa,um raio de sol entrou pela janelinha...
Comadre avestruz,deixou as crianças saírem e,discretamente,deu uma olhadinha para o céu...
Lá estava uma nuvem sob a forma de cavalo...


Esta historia foi baseada na figura folclórica do paraná