O suborno do gatinho

A mãe do Maurício se incomodava com os ratos que moravam no sótão. Resolveu que um gato colocaria fim nos bichinhos e trouxe da loja de animais um gato grande e mal humorado.

O bichano se fez em casa e a mãe do Maurício ficou satisfeita.

Quando todos foram dormir, ele ficou na sala, deitado no sofá, esperando.

Os ratinhos já haviam descoberto sua presença e se reunido, decididos a encontrar um jeito de despistá-lo. Combinaram que um deles devia ir até o gato, para que descobrissem o que o bicho faria. O Cassiano, que corria rápido, se ofereceu.

Foi até a cozinha, roubou um pedaço de queijo e veio vindo para a sala de estar, onde o gato dormia.

A presença do roedor acordou o felino, que o examinou com os olhos amarelos e pulou do sofá.

Morrendo de medo, Cassiano largou o queijo e fugiu. Mas, logo percebeu que o gato não vinha atrás dele: tinha ficado para trás, comendo o queijo. Quando terminou, começou a se lamber, sem dar a mínima para o ratinho.

Esse era o sinal de paz: aquele gato era um folgado, queria só comida e mordomia! E os ratos ficaram alegres e foram todos dizer olá ao gato, coçaram suas orelhas e a barriga e se despediram na madrugada, antes que a mãe do Maurício acordasse e descobrisse que não era daquela vez que se livrara deles.