O tamanduá-bandeira

Mamãe tamanduá-bandeira percebeu que um dia, quando o seu filhotinho voltou do jardim de infância, ele estava acompanhado por uma nuvem de tristeza.

- "O que que você tem, tamanduínho? Por que está assim com essa cara de perereca?"

Mas o filhote não respondeu, e só se pendurou nas costas da mãe, soluçando em lágrimas. A mãe, preocupada, pegou-o no colo, e cantou uma canção de amor:

- "Meu amor, meu querido,

Com minha cauda de bandeira,

Vou te fazer um abrigo

E dar-te toda a formigueira."

Fazendo carícias na linda pelagem do filhinho, ela finalmente entendeu a razão de tamanha angústia:

- "Foi a tartaruga, mãe... e a preguiça também", disse, referindo-se aos seus melhores amigos no jardim de infância. "Eles estavam gozando de mim e dizendo que não sou um tamanduá-bandeira de verdade".

- "Como assim, filhinho?" retrucou a mãe, surpreendida. "Você é tamanduá-bandeira de pai e mãe, parte duma antiga e ilustre família de tamanduá-bandeiras que reside nesse cerrado tupi-brasileiro desde o primeiro cupinzeiro".

- "Mas se sou tamanduá-bandeira, mãe, por que não sou como a bandeira?" indagou o filhote. "A preguiça me fez essa pergunta e eu não sabia o que responder".

- "Ora, que bobagem", disse a mãe, "você tem uma bandeira como todo tamanduá-bandeira. Olha aí que bandinha bonitinha, preta e branca, nos seus ombrinhos, e que cauda peluda e comprida, que pode ser estendida, como uma bandeira".

- "É isso mesmo, mamãe. Eles disseram que eu sou todo marrom com um pouquinho de preto e branco, e não sou como a bandeira, que tem verde, amarelo, azul e branco".

A mãe finalmente entendeu a razão da tristeza do filho, e lhe disse:

- "Não se preocupe, filhinho. Mamãe vai resolver tudo. Você vai ser como a bandeira brasileira".

O filho imediatamente sossegou e adormeceu tranquilo nas costas da mãe.

No dia seguinte a mãe iniciou o seu plano de ação. Ela espalhou capim verde nos formigueiros, flores do ipê-amarelo nos cupinzeiros, pétalas de quaresmeira roxa nas cascas das árvores com larvas de besouros e até rosas brancas achou para oferecer às minhocas. Uma semana depois, ela trouxe ao filhote insetos em quatro cores.

E assim o tamanduá-bandeira apareceu no jardim de infância em verde, amarelo, azul e branco.