Yaya e o desfile das formiguinhas...(Reedição)

Yaya e o desfile das formiguinhas...

Naquela tarde de muito sol,Yaya estava brincando no jardim .A seu lado estavam Pirilampo -( o palhacinho ) e Escuduchinho - ( o cachorrinho compridinho ).

Enquanto brincava distraídamente...esperava a chegada dos priminhos...

De repente...seus olhinhos azuis ficaram extasiados...curiosamente arregalados...

Ela pensa:

_ Nossa, eu nunca vi isso antes!

Passava rente ao gramado uma longa fileira de formiguinhas e cada uma levada algo consigo.

Yaya, menina muito inteligente, divagou...

Lembrou-se do dia em que o "Vovô Didi", a levara para ver um desfile, onde as pessoas andavam umas atrás da outras.Feito aquelas formiguinhas...

A menina, muito curiosa, corre até a cadeira preguiçosa, onde o vovô tirava um cochilo, enquanto a netinha brincava.

A menina sacode a cadeira, e diz:

_VoVô, vovô...vem cá!

Sem que o vovô pudesse reagir a menina já o puxava pela mão....

O vovô revida...

_ O que foi menina?

Yaya, respira fundo e fala:

_ Olha alí vovô...apontando para as formiguinhas...

Continuando a falar...

_ Lembra vovô, aquele dia em que fomos lá na pracinha ver aquele amontoado de gente que andavam feito as formiguinhas?

Vovô Didi, sorri...e diz:

_Sim querida. Naquele dia, fomos ver o desfile de "Sete de Setembro".

Yaya...retruca...

_ Sete ...o quê?

Vovô ...respira fundo e fala:

_ Querida é que no dia "sete de setembro", comemoramos o Dia da Independência do Brasil.

Meio a contra gosto...Yaya resmunga... hummm ...hummm...

Sabendo que a menina ainda encontrava-se com dúvidas,vovô continuava...tentando explicar:

_Nós não comemoramos o dia do Natal...o dia da mães...?

Yaya fala:

_ O dia do vovô...

Levantando seus olhinhos cheios de meiguice...para o vovô.

Então, o vovô retoma a palavra.

_ Entendeu, o porquê das pessoas andarem umas atrás das outras...feito as formiguinhas?

E continua:

_ É que ...O Dia Sete de Setembro, é uma data muito importante para nós brasileiros, pois comemoramos nesta data a nossa Independência.

A menina pergunta?

_ Comemoramos o quê?

O vovô, meio cansado...pensa...pensa e busca encontrar uma melhor forma para a sua explicação.

Betina Marcondes

Da série: Infantis

Betinamarcondes
Enviado por Betinamarcondes em 21/10/2012
Reeditado em 02/05/2016
Código do texto: T3944363
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.