O frio espantou a turminha dos insetos

As aranhas agéis saltadoras correram á beça, para não terem suas patinhas congeladas.

Suas teias ficaram cheias de neve.

Os piolhos-de-cobra apressaram-se para os cantinhos da terra, ficando bem quentinhos, resolveram esquentar a água e tomarem um gostoso cafezinho.

As minhocas deslizaram rapidinho, para as entranhas da terra, e ficaram enroladinhas.

As espertas formigas que trabalharam firme o ano inteiro, agora estão bem aquecidas com seus cachecóis, luvinhas listradas, cobertores com estampas de formiguinhas, curtindo um deliciosa fogueira, comendo petiscos e chocolate bem quentinho.

As borboletas encolheram-se nos galhos das árvores, e resolveram prosear até o sol voltar.

Os caracóis coitadinhos, tão acostumados ao calor e chuva, enfiaram-se em suas casinhas para não morrerem congelados.

As joaninhas, adoradoras do sol, resolveram conversar com os amigos piolhos-de-cobra e decidiram se juntarem alegremente aquecendo-se com cobertores cor ferrugem, vermelhos e com bolinhas pretas.

Para completar a reunião, um bom chazinho de frutas vermelhas e amanteigados de goiabinha para aquecer suas gargantinhas e corações.

As abelhinhas foram viajar para outros lugares mais aquecidos, porém avisaram os amigos do jardim, que quando viesse a primavera iriam voltar.

As moscas cansaram-se de pousar em tudo e foram se aquecer bem juntinhas.

As sapecas lagartas devoradoras de folhas de plantas, aproveitaram-se da situação para poderem comer tudo bem fresquinho.

Até o sol está tímido, encolhido, batendo os dentes, e com um gorro colorido, para não ficar com dor de ouvido.

As donas nuvens já se sentem as maiorais, deixando o céu branquinho e molhando os quintais.

O vento, todo metido, sentindo-se poderoso, ri-se muito do frio, achando até deveras gostoso.

As sementes das plantinhas estão bem encolhidas, esperando a próxima estação chegar.

E no friozinho do momento, todos a seu jeito se aconchegaram.

Logo o inverno passará e a alegria dos insetos passeando pelo jardim voltará.

Kunti

Kunti
Enviado por Kunti em 26/07/2013
Reeditado em 01/08/2022
Código do texto: T4405211
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.