CONTOS DE NOVA IORQUE - 4/5 AS CIDADES

O menino estava em pé no alto do morro. Lá embaixo passava a estrada, ele ficava olhando os ônibus que passavam na estrada, que era de terra. O menino gostava mais do ônibus com listras azuis e amarelas, ele ficava feliz quando passava um ônibus daqueles. O sol estava quente e o menino resolveu entrar para o quintal, o portão estava aberto, ele entrou e fechou com a tramela. O quintal da casa era grande, não havia muro e sim uma cerca de arame e o portão. O menino gostava de ficar na sombra da árvore. A árvore não era grande, mas tinha uma boa sombra e o menino mesmo sem saber que árvore era, gostava da sombra. Ali ele sentou e ficou desenhando com uma vareta no chão. Seu avô estava na varanda ouvindo o rádio de pilha. Ele gostava do avô, que era meio calado. O menino ficava sozinho com os avós, a noite seus tios chegavam, um deles trazia pão do trabalho e bananada que comprava no trem. Até os tios chegarem o menino brincava e olhava os ônibus na estrada de chão.

- Vô – disse o menino levantando os olhos.

O avô abaixou o volume do rádio e olhou o neto.

- O que foi menino?

- Posso perguntar vô?

- Pode sim.

- Mora gente no céu?

Arnoldo Pimentel