Yaya e a "Estrela Cadente"

Yaya e a “Estrela cadente”.

Naquela noite a menina Yaya, não conseguia conciliar o sono.

Já tentara contar carneirinhos, e nada.Pensou:

_Isso de contar carneirinhos é mais uma do vovô Didi.Ele sempre com as suas.

Yaya, olha pela janela, o céu coberto de estrelas e a noite tinha uma

encantadora Lua. O que deixava as estrelas ainda mais brilhantes.

Com os olhinhos fixos no céu, a pequena não perdia um só movimento.

De repente, algo risca o céu. Yaya, balbucia:

_Nossa que coisa linda. O que será isso?

Medita...

_ Isso é missão para vovozinho. Ele deverá me explicar.

Seus lindos olhinhos azuis, fixos no firmamento, adormecem.

No outro dia logo pela manhã, quando o sol entra pela janela... Yaya, espreguiça-se e lembra-se da cena que vira no céu e pensa

_Na hora do café, quero encher o vovô Didi de perguntas.

Ao acordar , a menina se espreguiça, olha para o lado e vê o palhacinho.

Pula da cama, agarra o braçinho de Pirilampo, e sai correndo para o

banheiro, onde faz sua higiene matinal. Depois, encaminha-se à cozinha, de onde

vem um cheirinho gostoso de pãozinho de queijo.

Ao chegar a mesa vovô Didi, já está com seu desjejum, colocado.

Yaya, aproxima-se e dá um beijo no seu vovozinho e o bombardeia...

_ Sabe vovô, ontem contei carneirinhos, mas não consegui dormir.Então fiquei observando o céu... vi uma coisa muito brilhante...vindo em minha direção, como se estivesse escorregando.

Vovô Didi, procura explicar à netinha.

_ Vou começar a te explicar querida, a diferença entre o dia e à noite.

O Sol e a Lua. O Sol, ilumina o Sistema Solar e também, ilumina a Terra durante o dia. Ele possui luz própria.

_ Já a Lua, não cria sua Luz como o Sol faz, mas brilha refletindo a luz que o Sol lança sobre ela. Se não fosse o Sol, o sistema solar seria muito escuro. Os planetas e seus satélites naturais e o cometas não seriam visíveis como são.Todos ficariam negros.

Yaya, faz uma carinha pensativa e interpela o avô.

_ Vovozinho, então se não fosse o Sol, eu não teria visto aquela estrela brilhante, scorregando pelo céu, né?

Vovô Didi, responde:

_ É querida, isso mesmo. Mas veja Yaya. O que você viu, não é uma estrela cadente, e sim um meteorito...

_Estrela Cadente, é o nome dado a um fenômeno astronônico que acontece sempre.Apesar do nome, não são estrelas e sim “meteoróides”, que entram na atmosfera

Terreste e sofre um grande atrito, através desse atrito pegam fogo, por isso você o viu.

Yaya, intrigada fala:

_ Nossa, e não é perigoso vovô?

Vovô, responde:

_ Bem querida, nada com que se preocupar.

Ele complementa:

_ É de costume, que as pessoas ao verem essa “Estrela Cadente”, cortando o céu, fazerem um pedido...

A menina satisfeita diz:

_ Eba! Na hora de dormir, vou ficar com um olho fechado e outro aberto para eu ver a “Estrela Cadente” de novo, para eu poder fazer o meu pedido...

Betinamarcondes
Enviado por Betinamarcondes em 25/03/2014
Reeditado em 24/03/2023
Código do texto: T4742817
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.