O pé de fruta

Da jaboticabeira, muito se espera, mas vale a pena deveras. Diz-se que quem lhe planta a semente, nem sempre a verá florir e frutificar, tal a sua longa e lenta maturação. O que nos dá uma oportunidade de sermos solidários com os nossos pósteros.

É só ter paciência, tanto com a germinação da semente, quanto com a geração adveniente. Mas compensa.Tia Vicência, que em menina muito nelas trepara, e como chupara... só tratava a dita árvore por pé de fruta.

Dava os nomes corretos - e aceitáveis para nós- para todas as outras árvores frutíferas mas teimava em chamar a jaboticabeira de pé-de-fruta. A única outra exceção que fazia, e quiçá pra lhe fazer companhia era a mexeriqueira, ao invés do pé de mexerica, com o que não concordávamos tampouco. Tinha que ser pé-de-mexerica. Mas não havia como dissuadir tia Vicência.

E além da fruta, principalmente quando oferece aquela visão estonteante, toda carregadinha de luzidias frutinhas, o pé-de-fruta é generoso com o eventual trepante-chupador, ao lhe oferecer tantos galhos que vergam mas dificilmente se quebram, além de uma casca tão lisinhaque não arranha nem aquela pelinha. Do papo, bem entendido?

E para os mais levados, que não gostam desta leiturinha, que também aproveitem, valham-se dos ganchinhos em bom estoque pra fazer um bom bodoque.Mas só vale atirar jaboticabinhas - das bem pretinhas.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 27/03/2015
Código do texto: T5184943
Classificação de conteúdo: seguro