Uma palestra sobre saúde

A professora avisou que hoje não teremos aula normal, pois o pessoal que trabalha no posto de saúde local vem dá uma palestra na escola.

_ Bom dia, pessoal!_ cumprimentou a médica Ivedet Piloto _ Hoje começaremos a nossa palestra falando a respeito dos microrganismos, esses seres pequenos que estão espalhados no ar, na água, no solo e dentro de outros seres vivos, e que não podem ser observados a olho nu.

Ester, como sempre é de seu feitio interrompeu-a:

_Os vírus, as bactérias, os protozoários e alguns fungos são exemplos de microrganismos, que podem ser prejudiciais ou não aos seres humanos.

_ Verdade Ester! _ interviu Raíssa_ Certas bactérias e fungos até atuam na decomposição de materiais biodegradáveis, como resto de animais e vegetais.

_ E alguns microrganismos são utilizados na fabricação de alimentos como queijo, iogurte, requeijões e vinagres. _ Enfatizou Victor _ E também existem os fermentos utilizados na fabricação de pães, cervejas e vinhos.

_ Calma! _ sobressaltou a enfermeira _ hoje vamos alertá-los apenas dos perigos dos principais microrganismos causadores de doenças nos seres humanos: os vírus, as bactérias e os protozoários.

Lívia levantou a mão e falou:

_ A professora disse que algumas doenças causadas por vírus são: raiva; dengue; chikungunya; Zika vírus; gripe...

_ E por bactérias são: tuberculose, cólera e febre maculosa. _ novamente Ester interrompeu_ E também existem aquelas doenças como: malária, a disenteria amebiana e doenças de chagas, que são causadas por protozoários. E eles vivem como parasitas nos organismos de diversos hospedeiros.

_ Percebo que vocês foram bem instruídos aqui na escola. _ Concluiu a médica _ Então, vamos falar das vacinas feitas com microrganismos causadores das doenças e que ajudam o nosso corpo a produzir anticorpos, para que não contraíamos essas doenças. E o soro que contêm os anticorpos necessários para curar determinadas enfermidades...

_ Certas doenças nos acometem por não termos um saneamento básico, que nos proporcione boas condições de higiene. _ dessa vez foi Karyne que interrompeu _ E assim, se proliferam doenças causadas por verminoses como: esquistossomose e ascaridíase.

E assim, saíram todos da palestra muito satisfeitos pela troca de informações e os conhecimentos adquiridos.

Rose Glécia
Enviado por Rose Glécia em 06/06/2016
Código do texto: T5659599
Classificação de conteúdo: seguro