A lenda da flor dente-de-leão

Reza a lenda que há muito tempo atrás um leão orgulhoso caçava ferozmente. O rei dos animais procurava uma vítima pela floresta para sua primeira refeição do dia. Ele se considerava melhor e mais bonito do que os outros. O leão era branco e se gabava de seu porte e dos seus belos dentes também brancos e afiados.

Após caçar a sua presa estava devorando-a todo feliz, guando apareceu misteriosamente uma mulher magra e cansada e pediu para que ele repartisse sua caça, pois ela estava com muita fome. Porém, o leão negou-se a repartir sua comida e bramiu:

- Sou o rei! O mais bonito e o mais forte de todos os animais da floresta! Não haveria de repartir minha caça que consegui por meus méritos com alguém assim...Tão insignificante.

Surpreendentemente a senhora transformou-se em uma linda fada, fez cara de malvada e jogou uma magia no leão vaidoso de forma poderosa!

Ela disse ao rei dos animais que por sua enorme vaidade e maldade, ele iria perder todos os seus dentes brancos afiados e ficaria careca. Então , naquele momento o leão percebeu o seu tormento, todos os dentes e os cabelos do leão começaram a cair por terra ...

Ele, desesperado , saiu a correr pela campina soltando um rugido que parecia mais um lamento. Todos os seus dentes brancos, lindos e afiados e sua bela juba sedosa caiam pela terra fértil. Por onde caiam nascia uma flor diferente das flores da primavera.

O Leão ficou careca e desdentado. Dizem que até hoje escutam o rugido dele pela campina a se lamentar.

E foi assim que surgiu uma nova e linda flor branca, com uma penugem tão simples e delicada que ao menor sopro do vento fica careca. As sementes se soltam e voam agarradas a penugem que tem o formato de paraquedas se proliferando rapidamente pelos campos, repletas de amor , esplendor , delicadeza e emoção.

Deram o nome para essa flor diferente de Dente – de – leão ou Dandelion.

....

O leão cheio de vaidade

Tinha vazio o coração

E para aprender a lição

Floresceu como Dandelion

...

Histórias contadas por vovó Tuta - prosa e poesia/ Lisboa - 2014

Coleção "Desperta Criança Poeta". Volume I - página 25

Editora Mágico de ÓZ