O LAGO ENGOLIU MINHA CASA



Eu tinha apenas sete anos quando papai nos chamou na sala e disse:
-Temos que mudar amanhã;
- Mudar da nossa casa? Não, por favor , gosto tanto dessa casa.
-Querido, vou explicar. Não é pela minha vontade ,mas temos que aceitar esta mudança. Iremos para uma casa muito melhor, mais bonita, com um jardim e um quintal grande onde você poderá jogar bola com seus amiguinhos.
Mudamos. A casa era tudo que papai e mamãe disseram, só que eu sempre lembrava da antiga casa, principalmente dos dois tucanos que todas as manhãs ficavam no pé de ipê amarelo. Já eram tão mansinhos. E o meu cachorrinho ,chamado Feliz. Teríamos outro quintal assim? Ninguém perguntou se a gente queria sair daqui.
Passaram meses . Recebemos meu tios de Foz do Iguaçu, cidade próxima da nossa ,aí papai preparou um pic nic .Eu e meus priminhos ficamos animados com a novidade.
-Onde,onde vai ser e pic-nic?
-Vai ser num lago perto daqui, É um lago enorme, águas limpas ,árvores , chalés e muita areia para vocês brincarem.É uma praia, só que artificial.Não é mar.
O sol estava forte ,brincamos muito na água enquanto os homens assavam o churrasco para o almoço.
Tudo era novinho , os chalés, canteiros. Só a grama ainda estava se formando,mas as árvores eram grandes e bonitas.
Curioso ,perguntei para mamãe;
- Quem plantou esse lago aqui? Estou reconhecendo esse lugar ,é perto da nossa casa velha , só que com coisas diferentes .
Mamãe disse que era um lago artificial.
-Como assim? Artificial, igual uma piscina gigante? Mas a placa lá da frente diz Praia Jacutinga.
Mais ou menos isso. Mas vou lhe explicar direitinho.
Este lago que nós estamos vendo agora e fazendo esse pic-nic tão gostoso , foi formado com fechamento das comportas do canal de desvio da Usina Hidrelétrica de ITAIPU. Uma Binacional,porque  pertence a dois países.
Já sei ,minha “prof” falou sobre essa Hidrelétrica. Sabe ,ela é a maior do mundo produz energia elétrica . Igual essa que nós usamos aqui em casa.
Quero ir lá conhecer. Tem tanta,tanta água. A água cai parecendo uma cortina .Vi o vídeo na escola.
A prof disse que logo vamos ter uma excursão ,aí vamos conhecer tudo , o o parque das aves , a hidrelétrica ,até o museu.
-E o mirante ? Quero ver tudo lá do alto.
Meu primo , João tinha dez anos e mais .adiantado na escola.
-Ei, Carlinho você sabia que esse lago aquií,tem casas ,igrejas ,até cemitério lá embaixo?
-Que brincadeira boba .Como que um lago vai ter tudo isso lá embaixo.
-Tem ,tem sim.Quando o lago foi criado , veio tanta ,tanta água que foi cobrindo tudo ,até cidadezinhas, até as Sete Quedas.
-Não acredito!.
-Pergunta para seu pai então.Pergunta.!
Nossas visitas foram embora então perguntei a papai se o que o primo falou era mesmo verdade.
-Sim , mas não do jeito que ele disse. Algumas cidades, igrejas,lavouras foram cobertas pela água, sim . São as cidades que ficam próximas do atual lago.São as cidades lindeiras. Mas todas as famílias foram indenizadas , recolocadas e em condições melhores . O propósito da Itaipu é de dar condições e qualidade de vida melhor para as pessoas que sofreram o impacto provocados pela criação do lago. Os municípios também recebem valores  em dinheiro para investir na melhoria de suas cidad o  Brasil e o parceiro Paraguai,até vender energia que sobra;
-Entendi, mas não gostei. Ela deixou o lago engolir nossa casa. Destruir uma coisa para construir outra, é feio. Podiam ter dado outrom jeito,não é?
A mamãe ficou quieta mas sei que ela concordava comigo.