ESPERTEZA DE UM RATINHO

Era uma vez, um gato muito metido a espertalhão, andava tranquilo entre mesas e cadeiras, quando, ao avistar embaixo de uma cristaleira um ratinho todo fofinho se deliciando com farelos de biscoito deixado ali no chão pelas crianças.

Sisudo o gato deitou-se lambia os bigodes já sentindo o gostinho daquele gorduchinho sendo degustado.

O ratinho sem perceber aquele perigo continuava tranquilo fazendo a sua refeição, sentou espalitou os dentes e voltou a comer,

Quando impaciente o gato resolveu se fazer de bom amigo:

- Oi belo ratinho, já soube do acontecido? – Perguntou com cara de bonzinho.

O ratinho parou de comer, mexeu o focinho, mediu a distância do gato e do buraco e respondeu meio desconfiado.

- O que está acontecendo? Pelo que sei tudo aqui continua tranquilo,- Disse o ratinho desconfiando da bondade do gato. Vamos! Fale logo, estou sem paciência, completou o ratinho.

- Oras! Oras!- Disse o gato, Você está muito por fora das novidades, todos os outros ratos estão festejando a novidade...

- Fale logo seu grandalhão. Não ai com essa cara de esfomeado pensando que eu sou bobo em acreditar nas suas mentiras.- Falou o ratinho já se colocando em posição de disparada ao primeiro movimento do gato.

- Pois, Pois, Falou o gato alisando os bigodes. Existe uma lei onde decreta que todos os ratos devem ser amigos dos gatos. E que nenhum gato poderá fazer mal a nenhum rato ou será expulso do reino.

Como pode ver, não o farei mal, nem que meu instinto felino me obrigue serei bem mais forte que a tentação de banquetear um ratinho Disse o gato lambendo os bigodes e deixando o ratinho com a certeza de que o grandalhão estava fingindo.

O ratinho deitou-se ao chão de perninhas para o ar e começou a gargalhar. Esse truque é velho, nenhum rato vai confiar nessas garras afiadas seu gato metido.

- Falo sério e para provar, vou fazer uma festa e convidar todos os gatos e ratos da região- Falou o gato se controlando para não continuar salivando. A vontade era grande para degustar o ratinho.

- Há...Há...Há...., conta outra seu grandalhão esfomeado. Disse o ratinho correndo e entrando em seu esconderijo.

O gato se sentindo derrotado saiu resmungando- Ora essa! Eu um gato todo esperto ser manobrado por um ratinho bobo metido a sabido.

-Ele que me aguarde, uma hora jantarei aquele pequeno camundongo. Hum! Lambeu os bigodes e foi se contentar com a tigela de ração.

irá rodrigues
Enviado por irá rodrigues em 16/08/2018
Código do texto: T6420932
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.