O GATO QUE SABIA CANTAR

O povo de vila Florata estava curioso para saber de quem era a voz maravilhosa que eles ouviam todas as tardes. Era uma voz suave e muito linda que encantava todos os moradores do lugar. Eles estavam ansiosos para descobrir de quem era aquela voz que tocava e contagiava os corações dos habitantes de vila Florata.

O senhor Florêncio, um dos moradores do lugar já estava investigando há muito tempo, mas nada havia descoberto. Ele queria pelo menos descobrir uma pista que o levasse ao cantor. Mas sempre que ele ou alguém se aproximava a voz parava de repente, como por encanto.

Um belo dia, Quinzinho, um garoto de 7 anos, muito peralta e esperto, decidiu sair de mansinho, sem avisar a ninguém. Ele caminhou bem devagar, seus pés pareciam plumas de tão leve, procurava andar silenciosamente para não fazer nenhum barulho e assustar o cantor misterioso. Escondeu-se em uma das árvores do bosque e ali ficou escondido esperando o seu amigo cantor, amigo? É amigo porque ele o ouvia cantar há tanto tempo que se tornou amigo do dono daquela voz, mesmo sem o conhecer pessoalmente. Mas agora ele estava prestes a descobrir esse mistério.

Quinzinho já estava ficando cansado de esperar, ninguém aparecia, exceto alguns pássaros. Será que hoje pela primeira vez depois de tanto tempo o cantor misterioso não ia aparecer? Pensou em desistir, mas a curiosidade era maior que a sua vontade de desistir. Decidiu esperar mais um pouco. De repente, ele ouviu o som de uma linda melodia, era uma música tão linda e Quinzinho ficou procurando saber de onde vinha aquela voz, ele não tinha visto chegar ninguém, não havia ouvido nenhum barulho de passos se aproximando e... aquela voz parecia tão perto dele. Por quê não conseguia vê-la? Olhou silenciosamente para todos os lados do bosque e nada. Ficou quieto e esticou os ouvidos para ouvir melhor. Finalmente, ele avistou o cantor no alto galho de uma árvore. À princípio ficou paralisado, não acreditava no que os seus olhos viam. Estava incrédulo, estupefato, diante daquele ser tão pequenino e ao mesmo tempo extraordinário, dono de uma voz simplesmente fantástica. Quinzinho não era especialista em música. Na verdade, ele não entendia nada de música, mas seus ouvidos e os ouvidos dos moradores de vila Florata amavam ouvir aquela suave e aveludada voz, que enchia os corações e as almas de alegria e prazer. Bem pelo menos esses eram os comentários que ele ouvia.

Por algum tempo ficou imóvel, sem saber o que fazer, qualquer movimento ou barulho poderia assustá-lo. Por outro lado, se ele contasse a alguém a sua descoberta quem acreditaria? Então falando com muito cuidado, decidiu interpelar o pequenino, porém, grandioso cantor.

O pequenino já havia percebido a presença de Quinzinho, e assustado já estava se preparando para fugir. Mas Quinzinho pediu delicadamente que não fugisse, ele não iria machucá-lo, só queria conhece-lo, ser seu amigo. O pequenino cantou o olhou desconfiado e pediu para Quinzinho não contar a ninguém o que vira e ouvira, pois se ele fosse descoberto não poderia mais cantar e perderia a sua vida. Esse segredo Quinzinho teria de guardar para sempre.

Ambos conversaram e se tornaram grande amigos. Brincaram e se divertiram juntos por algum tempo. Quinzinho prometeu guardar segredo, mas impôs ao novo amigo uma condição: Visitá-lo todas as tardes para ouvi-lo de perto, apreciar sua música e brincar. O amigo concordou de imediato a condição de Quinzinho, mas também fez uma exigência: Quinzinho jamais! jamais, poderia revelar a quem quer que fosse o seu segredo. E precisaria tomar muito cuidado todas às vezes que viesse vê-lo, sempre cuidando para que ninguém, mas ninguém mesmo o seguisse.

Quinzinho aceitou o desafio com muita satisfação e alegria. Jamais em sua vida havia guardado um segredo. Mas pela segurança de seu amigo, estava disposto a guardar em seu coração esse segredo. Entretanto, sabia que seria muito difícil e teria de se esforçar muito para não dar com a língua nos dentes e deixar escapar qualquer indício que pusesse pôr em risco a vida de seu amigo

- Ah estão curiosos para saber quem era o cantor? Como posso contar, se é um segredo. Saiba vocês que segredo não se conta, exceto se esse segredo colocar a sua vida em risco, entenderam?

Após conversarem bastante e brincarem até ficarem exaustos, chega a hora da despedida. Ambos ficam ali, abraçados, o tempo passou tão rápido, que pena! Enfim, despediram-se. Quinzinho ficou por algum tempo no bosque, não podia voltar para casa agora, estava muito feliz e eufórico, logo seus pais perceberiam algo diferente e ele precisaria explicar o que o havia deixado assim tão feliz. Além disso, se contasse a verdade, quem acreditaria nele? Um gato cantor? Diriam que ele estava doido e provavelmente o internariam num hospital de loucos. Achou por bem guardar para si esta descoberta, além disso havia prometido guardar segredo, não queria pôr a vida de seu novo amigo em risco.

Daquele dia em diante Quinzinho ganhou um novo amigo, diferente é verdade, mas amigo. A amizade sincera e verdadeira é muito mais importante que revelar um segredo. – Pensou Quizinho.

Fim

Responda:

1) Você também tem um amigo especial?

2) Ele é diferente de você?

3) Você tem um segredo?

4) Você acha que se Quinzinho contasse a verdade seus pais acreditariam?

5) Quem é o cantor misterioso?

Marsla Araújo
Enviado por Marsla Araújo em 24/08/2018
Código do texto: T6428884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.