DORINHA E TIÃO, HERÓIS DA SALVAÇÃO

Era uma vez... Há muito tempo atrás, na floresta encantada dos Primatas, onde habitavam várias famílias de Macaco Rhesus, lá eles viviam muito felizes, em total liberdade e em plena harmonia. Mas, naquele dia ensolarado de verão, tudo parecia bem diferente, pois a floresta estava em festa, duas das mamães exibiam orgulhosas os seus belos filhotinhos que acabaram de nascer, a preguiçosa Dorinha e o esperto Tião, eles estavam aconchegados nos colos das suas mamães, porque assim que os filhotes nascem ficam dependentes dos cuidados maternos. O público presente era composto por um grupo de aproximadamente 24 (vinte e quatro) macacos de ambos os sexos e várias idades, que admiravam curiosos a graça dos dois novos filhotinhos...

O tempo foi passando e à medida que os filhotinhos cresciam ficavam mais espertos e brincalhões, porém eles eram inseparáveis, viam grudados um no outro o tempo todo, feito papel de parede. Dorinha e Tião ficavam constantemente pulando de galho em galho, brincando de esconde-esconde e aprontando a toda hora com o restante da macacada. Na escola eles sempre chegavam limpinhos e cheirosos, mas logo arrumavam muita confusão, pois eles escondiam os lanches dos amiguinhos, o caderno de anotações da professora, eles deixavam a torneira aberta molhando todo assoalho e se espojavam no chão de barro e assim, eles voltavam para casa sujos e malcheirosos. Quando eles chegavam em casa suas mamães os deixavam de castigo, mas Dorinha e Tião subiam no galho mais alto da Figueira e ficam lá cantando uma animada canção:

“Lá, lá, lá... felizes a cantar,

Uma linda e animada canção

Aprontamos em qualquer lugar

E somos a dupla da confusão

Até de castigo queremos brincar

Lá, lá, lá... Ah, que animação!”

Assim, eles ficavam cantando até adormecerem e quando acordavam, as brincadeiras recomeçavam, porém na hora do almoço, o prato preferido deles eram os vegetais, porque Dorinha e Tião amavam comer e eram muito ativos durante o dia. De repente, Dorinha chamou Tião que estava distraído comendo os seus vegetais fresquinhos:

- Tião, venha olhar uma coisa! Estou vendo bastante fumaça! O que será?

- Fumaça não faz mal nenhum, Dorinha! Respondeu-lhe Tião.

- Tião, por favor! Estou vendo muito fogo. Será um incêndio na floresta? Disse-lhe Dorinha muito assustada.

- Meu Deus, Dorinha! Sim, é um incêndio de grande proporção. Vamos correndo avisar aos nossos pais!

Os dois saíram pulando de galho em galho até o local onde o grande grupo já estava reunido. Assim que eles chegaram, Tião foi logo falando:

- Papai, o fogo já está muito perto, o que faremos?!

- Tião, meu filho, precisamos transportar os menores pelo rio e, colocá-los em um lugar seguro, porque pelas árvores o fogo está se alastrando, pois é muito perigoso. Você e Dorinha são excelentes nadadores e devem atravessar os pequeninos até a outra margem do rio, enquanto os maiores ficam aqui apagando o fogo, pois precisamos salvar à floresta e preservarmos o nosso Habitat Natural. Respondeu-lhe seu pai em nome do grupo.

Assim, Tião e Dorinha tinham uma grande missão a cumprir e, com muita responsabilidade, determinação e disciplina eles foram atravessando os menores, de um lado a outro da margem do rio, deixando-os em total segurança, bem distante do fogo ardente e protegidos das chamas, da fumaça e do calor. O grupo dos maiores trabalharam, exaustivamente, até que o fogo fosse totalmente extinto. Já era noite quando o incêndio foi controlado e, o trabalho continuava com a limpeza do cenário. Quando tudo se normalizou e os filhotes estavam são e salvos bem acolhidos. Os maiores fizeram uma reunião para agradecerem a Dorinha e o Tião pela maravilhosa atitude deles. Assim, o pai de Tião falou pelo grande grupo:

- Tião e Dorinha, vocês são os verdadeiros heróis dessa situação, sem vocês não teríamos conseguido salvar o nosso Habitat Natural e nem os nossos pequeninos, que são o futuro da nossa espécie. Vocês são os heróis da salvação, foram bravos guerreiros e nós estamos orgulhosos de vocês. Foi o trabalho em equipe que fez a diferença nessa luta pela preservação. A União faz a força! Parabéns a todos!!! Parabéns Tião e Dorinha!!! Bravíssimo!!!

- Obrigado papai, obrigado grande grupo! Em meu nome e em nome de Dorinha, queremos agradecer-lhes pela oportunidade. Respondeu-lhe Tião orgulhoso de si mesmo e da amiga.

Assim, Tião e Dorinha saíram felizes, pulando de galho em galho, cantando, juntos, uma animada melodia.

“Lá, lá, lá... felizes a cantar,

Somos os heróis da salvação

Ajudamos a preservar o nosso Lar

A guerreira Dorinha e o forte Tião

Hoje, somos uma dupla popular

Lá, lá, lá... Ah, que animação!”

Os tempos passaram... Tião e Dorinha se casaram, tiveram muitos filhotinhos e eles são considerados os pais heróis da salvação.

Até a próxima aventura amiguinhos. Espero que vocês tenham gostado!

Elisabete Leite – 08/11/2018

Elisabete Leite
Enviado por Elisabete Leite em 14/11/2018
Reeditado em 14/11/2018
Código do texto: T6502478
Classificação de conteúdo: seguro