Sentado no banco da praça vi chegar uma pequena formiga. Vinha ela com uma folha nas costas, Cheia de graça. Querendo ser minha amiga.
 Observando meu rosto triste a abusada veio e disse: Sabia que o nosso coração não foi feito pra sentir tristeza?
Apontando para ela, nervoso coloquei meu dedo em riste. Depois pensei: ela realmente fala o que vê. Fala com certeza!
Comecei a escutar a pequenina: Ela deu-me uma aula de firmeza. 
Disse que o homem tem o mundo aos seus pés. Mas não sabe apreciar a sua beleza.
Perguntei-lhe: Como consegue ser feliz tendo sempre que cumprir pra lá e pra cá alguma missão? Se não tem horas de lazer, e vive uma escravidão. 
Ela sorriu... E balançando a cabeça confirmando o que falei, respondeu: É justamente por isso que estou sempre feliz. 
Pois Deus criou a formigas sem direitos, não possuem sequer proteção e amparo em alguma lei. 
 E por isso não se permite ser infeliz.
Dizendo que todo homem se quiser enfrentar a vida, pode se tornar um rei. Mas que por qualquer motivo procura a solidão.
Pensei comigo: Ela fala a verdade. Pior que isso eu bem sei. Já que estou sempre sozinho ferindo meu coração.
E continuou: disse que todo homem colhe o que planta nessa vida. Que a sua colheita pode ser de glórias ou feridas.
E que o homem só se dá por vencido se desistir. Já que por natureza já nasceu forte, devendo sempre encarar o que estiver por vir. Temendo somente a Deus e talvez um pouco a morte.
E ela foi embora...
Oh pequena grande formiga! Desejo-lhe muita sorte em sua caminhada minha mais nova amiga.
És enviada por Deus!
Que força Impressionante! 
Com algumas palavras tornou-me um cara confiante. 
Sua coragem e destemor mostrou-me que nada merece um dia desanimador.
Da nossa conversa surgiu um homem mais vibrante. Graças a sua energia contagiante! 
Pois a partir de hoje. 
 Nada! Nem ninguém! 
Poderá ousar tentar me causar alguma dor!